A SACERDOTISA:
O Arquétipo da Mulher, do Artista e do Profeta
(interpretação de um Mito)




Quem é a Sacerdotisa? A que se coloca como intermediária entre os Poderes do Infinito (o Pai) e o Homem (o Filho). A que se coloca entre o elemento masculino do processo da Criação, e o Ser criado. A que ouve a voz das Estrelas, e a transmite ao mundo. 
 
Assim, a Sacerdotisa é também  a Mulher e a Mãe, a que ouve o lamento dos homens, e levanta os braços em direção aos Céus, intercedendo pelos que a cercam, dando-se a si mesma. A que escuta a voz do Filho, e intercede por ele junto ao Pai. É deste conceito perene da Verdade Superior que se originou a figura de Maria, no Cristianismo.

A Sacerdotisa é, portanto, o arquétipo do Profeta e, conseqüentemente, do Artista.

Há muita verdade nos mitos e fábulas, religiões e crenças. O fato de terem se tornado um conjunto de regras muitas vezes insólito não quer dizer que sejam falsos. Pelo contrário: esses mitos, fábulas, religiões e crenças refletem a realidade espiritual como um espelho, no qual um grupo de pessoas vislumbra os Mundos Superiores dentro de seus próprios parâmetros, que necessariamente serão diferentes dos de outro grupo de pessoas - daí a variedade destes mesmos mitos e fábulas e religiões e crenças.
 
Isto tudo se revela em grande parte na obra do Artista - no processo criativo, naquela parte de nós que nos compele a escrever, pintar, moldar, esculpir, erigir, montar. Ou seja, a força propulsora de nossa criatividade, que nos compele a recriar o mundo à nossa volta, ou a evocar o mundo que temos no mais íntimo de nosso ser, expondo-o.

E o que nos compele desta forma tão premente?

Cada um daqueles mitos, fábulas, religiões, crenças, mostra-nos a existência de uma Força irresistível, incomensurável, aparentemente incognoscível, que está ao nosso redor, no nosso interior, por toda parte. Alguns lhe dão o nome de Deus, outros de Energia, outros ainda a separam de acordo com suas diferentes manifestações, chegando ao conceito de deuses, anjos, demônios. Mas todos, no fim, reconhecem a sua existência, mesmo que seja sob o nome de eletricidade, que pode ser vista através de sua manifestação mais óbvia: o fogo e a luz.

Ora, o que nos impele à criação é justamente a parte de nós que VÊ. Assim, todo artista é, antes de mais nada, um visionário. Ele vê algo que os demais não vêem, e o retrata segundo a sua realidade. O artista é, então, uma espécie de arauto de Mundos além do nosso - transmitindo visões e sons percebidos apenas por ele.

Ou seja, o artista é a antena da humanidade, captando e transmitindo aos demais imagens e sons que já pré-existem em outras esferas, mas que estão além dos sentidos do homem comum. O artista é um... Profeta. E por que digo isto? Porque tudo é transformável - não é "criado" do nada. Ou seja, o artista é o que transforma o Infinito em linguagem cognoscível. É o elo entre o Infinito e a humanidade.

E é este mesmo Infinito, então, que o propele à criação, urgentemente, exclusivamente - muitas vezes de forma inconsciente. É a Força criadora do Universo, e que habita no Artista.

Eu costumava chamar a essas forças de criação dentro de mim de meus "demônios interiores".  Agora sei que o nome era verdadeiro, já que "daemonos" não significa diabinho de chifres e garfo, mas sim "entidade". E "entidade" não significa fantasma ou espírito ou alma, mas sim... FORÇA. Bem semelhante à energia elétrica, à qual precisamos conectar nossos aparelhos para que funcionem.

Assim, o Artista é aquele que se conecta, e a energia que ele recebe através desta conexão é o que o propulsiona a criar. Como tal, ele é a parte receptiva do Uno - o Profeta. Ou seja - ele é Bet, a Sacerdotisa .

A Sacerdotisa é a misericórdia, nascida de todas as aflições e de todos os temores humanos. Ela é, enfim, a Mulher - Maria, Eva, Lillith, Ma'at, Isis, Astarte, Hécate, Vênus, Hera, Selene, Diana, Freyjah, Brunheld, Chandra, Durga, Gaya. É o ventre e o útero de todas as coisas. E é o coração e a força de Aleph, o Mago, arquétipo do Homem.

O fruto que advém da união Mago/Sacerdotisa - de Aleph com Bet - é, ou deveria ser, a seta que aponta ao homem comum a direção que ele deve - ou não deve - seguir. Daí os frutos do união do Mago (o Homem) com a Sacerdotisa (a Mulher) serem o Imperador e a Imperatriz (Atus IV e V, os Filhos, regentes dos Reinos materiais deste Mundo).

Artista (Criador) > Arauto > Profeta > Bet > Mulher > Sacerdotisa.

Por ser criadora e profeta, a Sacerdotisa é a que tem o poder de mudar o destino do Universo. Isto, porém, só ocorrerá quando ela transcender sua posição binária (Entendimento e Conhecimento) e atingir a Sabedoria (Chochmah). Porque ainda que nela se consuma a Força criadora, formando o yin e yang - positivo e negativo,  ela nunca chegará ao que almeja se não der origem a algo mais, se não produzir fruto - se não transcender a si mesma, dando à luz - assim formando o Ternário máximo da Árvore da Vida.

Aleph é o Homem. Bet é a mulher.
 
 A Sacerdotisa segundo a Kabbalah Talmúdica      
     
Beth, a Sacerdotisa,  é tipificada na Kabbalah por Uroboros, a serpente que morde a própria cauda, revolvendo-se em si mesma. Como já foi dito, ela precisa sair de si mesma e dar à luz. É quando ela se abre ao falo de Alpha (a cauda superior à direita, em Aleph), que produz fruto, dando à luz a Sabedoria. 

"Beth é formada pelo Eterno com Sabedoria, fechada por todos os lados mas aberta na frente. Se não fosse por Bet na cauda de Aleph, o mundo não poderia existir." (Sefer HaBahir, 15 - Kabbalah)
 
"Nao se leia Bet, mas sim Beit (casa), porque está escrito: Com sabedoria se constrói a casa (Chochmah), e com compreesão ela se afirma (Binah), e com conhecimento (Da'at) se lhe enchem os aposentos [Provérbios 24:3]" (Sefer HaBahir, 14)
 
"O que é o homem? O iniciador, aquele que destrói, cultiva e semeia. O que é a mulher? A formadora, a que reúne, rega e colhe. O homem faz a guerra e a mulher procura a paz; o homem destrói para criar; a mulher edifica para conservar; o homem é a revolução; a mulher é a conciliação; o homem é o pai de Caim; a mulher é a mãe de Abel. O que é a Sabedoria? É a conciliação e a união de dois princípios; é a doçura de Abel dirigindo a energia de Caim; é o homem seguindo as doces inspirações da mulher; é o vício vencido pelo matrimônio; é a energia revolucionária dulcificada e domada pelas suavidades da ordem e da paz; é o orgulho submetido ao amor; é a ciência reconhecendo as inspirações da fé." (Eliphas Levi, Dogma e Ritual da Alta Magia, cap.2 do Dogma: A Sacerdotisa)
 
A Sacerdotisa é a Casa (Beit) onde os mais fracos se sentem acolhidos, protegidos da ira paterna e das interpéries da Vida. 

Mas, como a Mulher que é, a espiritualidade e a magia da Sacerdotisa é prática, esperta, materialista. Ela usa sua arte e sua astúcia no mundo material, para proteger os que dela dependem, seus filhos. Ela é a Fêmea de todas as espécies. A loba. A ursa. A fera selvagem defendendo a prole.
 
Mas ela também é fechada como Bet - fechada a tudo o que não seja o que se lhe dá semente. A Sacerdotisa não compartilha o que é seu. Ela é o símbolo da pureza e da fidelidade.

Examinemos a letra do Atu II - Bet, sob o enfoque do Sefer Yetzirah:

Bet é uma letra dupla: tem dois sons. Tanto soa como B, quanto como V. Mas não é o B bilabial de nosso alfabeto, mas um som explosivo, que pode ser transilterado muito melhor como Bh. Este som é produzido enchendo-se as bochechas de ar, e deixando-o escapar de repente, por entre lábios semi-cerrados. Por sinal, este é o som "duro" de todas as letras duplas do alfabeto hebraico, como veremos em outros Atus. 

Talvez tenha sido devido a este fato que Crowley chamou a Sefirah Gevurah de Geburah, na Qabalah Thelêmica, já que o som duro de Beth é Bh, e, para o ouvido ocidental, o som Bh pode muito bem ser confundido com o Vav (V) de Gevurah. Isto causou muitos problemas a Crowley, que não conseguiu entender algumas implicações gemátricas, e precisou a chegar à compreensão de Gevurah através de outras correlações. Modificar um som em uma palavra modifica toda a sua gematria, e, por conseguinte, o sentido e significado da Sefira Gevurah foi inteiramente modificado. Talvez seja por isto que o Thelemita tenha um conceito muito extremista do que significa Gevurah, ou seja, Poder. 
 
Ora, Gevurah não é o Poder do poderoso, mas sim a Força do forte - e isto inclui força de caráter, honra e dignidade - qualidades inexistentes no conceito de Poder.

Mas voltemos à Sacerdotisa.

Bet, a Sacerdotisa, é, portanto, dupla: ela é dura e é gentil. Bet tem duas personalidades. Duas caras. Duas defesas. De um lado, ela é macia e suave como o som "V"; por outro lado, é dura e abrupta como o som "B". 

"A transmutação da Sabedoria é a estultícia", diz  Sefer Yetzirah 4: 3. E, em bom português, estultícia é babaquice. Ou seja, a Sabedoria se transmuta em estultícia. 

Bet, na Árvore da Vida, é o caminho de cima para baixo e de baixo para cima: ela leva direto do Amor (Chesed) à Sabedoria (Chochma). Linha reta, nada de entremeio. O amor verdadeiro leva você à direto à sabedoria, a um degrau do Universo total. O caminho entre os portais das Sefirot, através de Bet, catapulta o Ser do amor à sabedoria, em uma só linha reta.

Bet é governada por Saturno no Universo, e seu Anjo (ser espiritual) é Kaptziel. Podemos entrar em todas as especificações de Saturno aqui, mas a principal é a sobriedade do Ser que recém cruzou Da'at, o Abismo. Ele chega ao Entendimento (Sefirah Binah) apenas depois de ter atravessado a Noite Escura.
 
Diz Sefer Yetzirah 4:8: "Faça a letra Bet reinar sobre a Sabedoria (Sefirah Chochmah), ate-a a uma coroa(Sefirah Kether), combine-a (faça permutação) com outras (as letras do Sagrado Nome Impronuncíável, o Tetragramaton - YHVH), e com ela forme:

    A Lua no Universo (lugar)
    Domingo no Ano (tempo)
    O Olho direito na Alma. (corpo)"

A cor de Bet, a cor da Sacerdotisa, é o branco. Sua direção é o Sul. Sua hora é o início do dia de Domingo, ou seja, desde o Sábado às 17:45 mais ou menos, até às 17:45 de Domingo.

E assim analisamos a Sacerdotisa. Mas não esgotamos, de modo algum, suas implicações. Afinal, ela é também a união dos dois triângulos que formam o Selo de Salomão (Estrela de David, Magen Dawid), e o par de asas que eleva o homem de sua mera condição humana à Sabedoria - através da humildade do Amor.

Que sejamos todos Sacerdotisas do Infinito - instrumentos de criação, olhos e bocas dos Universos Superiores, e, sobretudo, a misericórdia que liga o Infinito do Eterno, e o Finito do Ser mortal.

fig: Atu A Sacerdotisa, de Frieda Harris, para ilustrar o Tarot de Toth de Aleister Crowley



 
Dalva Agne Lynch
Enviado por Dalva Agne Lynch em 09/04/2008
Reeditado em 28/06/2017
Código do texto: T937957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.