Juventude x Sociedade

--------------------------------------------------------------

Juventude Consciente X Sociedade Opressora

--------------------------------------------------------------

Recente pesquisa feita pelo jornal "O Estado de São Paulo" mostra alguns valores da geração 90. É exposto que os jovens são conservadores: "Projetos são feitos levando-se em consideração o que já existe. Admiram a transgressão produzida pelos outros, como, por exemplo, a atitude de um ídolo."

Conheço uma menina que, em um de seus círculos sociais, comporta-se de acordo com todas as "regras" pré-definidas pela sociedade, é calma e comedida e aparenta ter valores conservadores sob diversos aspectos. Já, em outro grupo, demonstra ter valores liberais e idéias radicais e transgressoras. Além disso, discute, briga, justifica e faz valer sua opinião.

Esse comportamento, na realidade, é algo que depende de a pessoa adaptar-se, ou não, às condições, aos limites e às proibições que lhe são feitas. Isso encontra-se ligado à consciência de passividade obrigatória imposta pela sociedade.

Do mesmo modo, justifica-se o fato de que a maioria dos jovens se adequa acriticamente à realidade, submentendo-se, passivamente, ao conservadorismo da sociedade. Idéias transgressoras, contrárias à ordem vigente, são logo descartadas pelos próprios jovens antes mesmo de terem seu conteúdo exposto, por eles já saberem, de antemão, que a sociedade irá desaprová-las.

Por tudo isso, conclui-se que falta ao jovem uma liberdade de consciência de que a sociedade não está legal e que ela pode, e deve, ser mudada. E, principalmente, que cada indivíduo pode, nos seus grupos, fazer algo por isso.

15.08.1996

--------------------------------------------------------------

Qualificação Profissional para Enfrentar o Mercado de Trabalho

--------------------------------------------------------------

A sociedade está passando por transformações decisivas neste final de século. O mercado de trabalho e as relações profissionais estão exigindo dos trabalhadores um grau cada vez meis elevado de qualificação.

O jovem deve levar em conta suas aptidões pessoais e as modificações desse mercado para optar por uma carreira universitária. É preciso considerar que há espaço para profissionais de todas as áreas, desde que tenham interesse por investir intensamente em sua formação.

O aluno universitário deve estar adaptado às mudanças econômicas que vêm ocorrendo na sociedade e estar sempre atualizado em relação às novidades tecnológicas que podem ajudá-lo a aumentar sua produtividade como profissional. Dessa forma, faz-se necessária, para esse aluno, a constante busca pelo aperfeiçoamento através de cursos, de estágios e de todo tipo de aprendizado que possa lhe atribuir algum destaque em sua carreira e em seu campo de trabalho.

Por tudo isso, pode-se concluir que as modificações da sociedade neste final de século influem na escolha da carreira universitária dos jovens, e que o mercado de trabalho e suas transformações têm alterado o perfil do aluno acadêmico. Ele deve investir em sua qualificação profissional, pois a competitividade do mercado exige dos trabalhadores um certo grau de excelência. Esse grau é adquirido com o domínio do maior volume possível de técnicas e de conhecimentos que o ajudem a se destacar em sua atividade.

25.09.1997

-------------------------------------------------------------

Responsabilidade aos 16 Anos

-------------------------------------------------------------

A Constituição de 1988 faculta o exercício do voto aos maiores de 16 e menores de 18 anos. Por outro lado, o Código Penal, de 1946, isenta os jovens dessa faixa etária de responsabilidade criminal.

Embora, hoje em dia, os jovens tenham amplo acesso à informação, uma minoria deles possui maturidade e discernimento suficientes tanto para eleger seus governantes, quanto para responder a um processo criminal. O jovem brasileiro é muito influenciado pela mídia, tornando-se fácil de ser manipulado por mãos e meios corruptos que reprimem sua capacidade de avaliar e de opinar sobre a realidade em que vive.

Além de a mídia apresentar, diariamente, a violência como fato normal do dia-a-dia, a lei ainda protege os menores infratores, isentando-os da obrigação de responder por seus atos. O que ocorre é uma contradição que acaba por confundir ainda mais a mente do jovem: por um lado, ele é considerado responsável e independente, e por outro, incapaz de assumir o que faz, tendo que ser protegido pela lei.

É fácil perceber que uma conseqüência direta dessas condições é o aumento da delinqüência juvenil, por meio da exploração de uma massa de jovens eleitores, que, em sua maioria, sequer possuem um conhecimento básico sobre cidadania, e de menores miseráveis que se tornam delinqüentes nas mãos de quadrilhas.

Se pudesse ser abolida a ganância de uns pelo poder político e a influência negativa da mídia, isso representaria o triunfo da liberdade de opinião do jovem, e um grande passo para a obtenção de sua maturidade plena, o que, num sentido mais amplo, poderia ser considerado a salvação para o país.

11.07.1996

--------------------------------------------------------------

Tecnologia para o Desenvolvimento Social -------------------------------------------------------------

Devido às modificações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, o comportamento dos jovens da atual geração da informação apresenta diferenças fundamentais em relação ao dos jovens da geração de seus pais. A mais marcante dessas diversidades consiste no posicionamento frente a inovações de quaisquer origens.

Os adolescentes de hoje mostram-se muito mais receptivos às novidades tecnológicas do que os de décadas atrás, pois possuem maior acesso aos seus meios e equipamentos e, assim, podem dominá-los mais facilmente. Para eles, tarefas rotineiras cansativas são cumpridas simplesmente usando-se o computador pessoal, o forno de microondas e outros recursos. Por causa dessa fácil adaptação, os jovens, comumente, são preferidos para empregos em estabelecimentos atualizados com a tecnologia.

Por outro lado, sob o aspeco social e ideológico, o comportamento dos jovens de hoje tornou-se individualista e alienado, devido à influência dos meios de comunicação, que aumenta a cada dia. Um exemplo disso é o fato de que a utopia dos jovens de hoje é obter um emprego estável, enquanto a dos jovens de algumas décadas atrás era a implantação do sistema socialista.

Tendo em vista tudo o que foi apresentado acima, pode-se concluir que as diversas modificações tecnológicas trouxeram à geração da informação uma maneira diferente de encarar as inovações, o que produziu efeitos tanto vantajosos quanto prejudiciais ao desenvolvimento social. Tal fato poderá ser equilibrado pela aplicação da tecnologia à conscientização social e política da população, por meio da utilização dos inúmeros recursos tecnológicos existentes para a educação.

10.11.1997