DEUS É,,, ALÉM DE TUDO, TRANSCENDENTAL…

Socorro Maranhão

 

O escritor Marcos Barbosa, em sua definição de Deus nos leva a uma reflexão profunda sobre a natureza da divindade e sua relação com o universo. Podemos enriquecer essa reflexão com insights de filósofos como Spinoza e cientistas como Lavoisier, os quais oferecem perspectivas valiosas sobre a existência e a essência de Deus. Marcos Barbosa apresenta Deus como um ponto esférico infinitesimal, sugerindo uma abordagem que transcende as limitações da percepção humana comum. Essa concepção ecoa o pensamento de Spinoza, que considerava Deus como a substância única e infinita que compõe tudo o que existe. Para Spinoza, Deus não é um ser separado do universo, mas sim a própria substância que constitui a realidade universal. Essa ideia está alinhada com a noção de que Deus é onipresente e permeia todas as coisas, como expresso pelo escritor Marcos Barbosa ao afirmar que a consciência de Deus está dentro e fora de tudo que existe. Além disso, a descrição de Deus como uma esfera, uma bola maior que o universo, pode ser interpretada à luz da lei da conservação da massa, atribuída a Lavoisier. Segundo essa lei, na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma. Assim, podemos entender Deus como a essência primordial que está em constante interação e transformação com o universo, mantendo sua integridade e unidade.

Essa abordagem fisico-química e matemática de Deus oferece uma perspectiva intrigante, que desafia as concepções tradicionais da divindade. Ao considerar Deus não como um ser distinto, mas como a substância fundamental que permeia toda a realidade, somos levados a repensar nossa relação com o cosmos e nossa compreensão do sagrado.

 

Numa visão filosófica,ampliando e aprofundando o texto escrito pelo jornalista Marcos Barbosa em 2007,,, podemos confrontar com as ideias do filósofo Spinoza, Lavoisier e outros para justificar e corroborar a definição fisico-química, matemática e metafísica de Deus, por:

 

MARCOS BARBOSA

 

Deus é um ponto esférico infinitamente pequeno e indivisível, menor que um átomo e ao mesmo tempo é uma esfera, uma bola maior que o universo. A sua consciência está dentro e fora de tudo que existe. A um só tempo a sua substância está em toda parte.

 

Publicado no RECANTO DAS LETRAS em 02/10/2007

Marcus Aurelius e Maria do Socorro Maranhão Rezende
Enviado por Marcus Aurelius em 20/04/2024
Código do texto: T8045948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.