ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(26) "Além do Maniqueísmo: Autonomia Feminina e Sexualidade"

A abordagem religiosa apresentada sobre a figura da mulher prostituta, embora pertinente a um contexto teológico, carece de uma análise mais profunda e inclusiva da sexualidade humana. Ao reduzir a sexualidade a uma batalha maniqueísta entre o bem e o mal, perpetuam-se estereótipos sexistas e discriminatórios, ignorando a complexidade das relações interpessoais e o papel da agência individual. Conforme ressalta Marlise Carone em "Prostituição: Para Além do Preconceito", faz-se necessário "desmistificar os estereótipos em torno da prostituição e reconhecer a autonomia das mulheres sobre seus corpos e escolhas".

A Bíblia, contudo, em sua mensagem central de amor e redenção, nos ensina a respeitar e valorizar cada ser humano. Como expressa Gálatas 3:28: "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus". Este versículo nos convida a transcender dicotomias e buscar uma compreensão mais compassiva e inclusiva da humanidade. Nesse espírito, Regina Navarro Lins defende em seus estudos "uma educação sexual abrangente e científica, promovendo o bem-estar e a saúde das pessoas".

Michel Foucault, em "História da Sexualidade", nos instiga a uma análise crítica das relações de poder que permeiam a construção social da sexualidade. Ele nos lembra que "a sexualidade é uma expressão complexa e multifacetada da experiência humana", e que explorá-la de forma segura e consensual é um direito fundamental de todos. Como enfatiza o filósofo, "onde há poder, há resistência", convocando-nos a desafiar narrativas opressoras.

Ao adotarmos uma perspectiva mais aberta e inclusiva, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária, conforme os ensinamentos centrais do cristianismo. Como expressa João 13:34, "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros". É por meio do amor e da compreensão mútua que promoveremos o bem-estar e a harmonia entre todos os seres humanos em sua diversidade.