ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(25) “Mulheres na Igreja: Entre a Tentação e a Autonomia”

O debate acerca das relações de gênero na igreja contemporânea é de suma importância, pois muitas vezes perpetua estereótipos prejudiciais que podem minar a igualdade e a dignidade das mulheres. Conforme afirmado em Gálatas 3:28, "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus", este versículo ressalta a igualdade fundamental de todos perante Deus, desafiando qualquer noção de superioridade de gênero. Como salienta o filósofo Miroslav Volf, "A igualdade entre os sexos é uma consequência direta da nova criação em Cristo."

Brené Brown destaca a importância dos relacionamentos saudáveis para o bem-estar, algo corroborado por Provérbios 27:17: "Como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". Este versículo sublinha a necessidade de interdependência e apoio mútuo em comunidade, transcendendo fronteiras de gênero. Conforme expresso por Henri Nouwen, "A vida comunitária é essencial, pois em comunidade descobrimos nossa humanidade verdadeira."

Martha Nussbaum aponta que a objetificação das mulheres está enraizada em estruturas sociais profundas. 1 Tessalonicenses 4:6 reforça a importância do respeito mútuo: "Que ninguém oprima nem engane seu irmão em negócio algum." O consentimento é crucial em todas as interações, especialmente nas relações de gênero, como ressalta John Piper: "O amor verdadeiro nunca força nem explora, mas honra e serve."

Ao invés de promover o medo e a segregação, devemos aspirar por modelos saudáveis de relacionamento, como o amor descrito em 1 Coríntios 13:4-7: "O amor é paciente, o amor é bondoso... Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Este padrão elevado transcende limitações humanas. Como afirma bell hooks, "O amor é uma combinação de cuidado, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança." Por meio do diálogo aberto e compreensão mútua, construiremos uma sociedade mais justa e igualitária, onde as relações de gênero são pautadas na dignidade e no respeito mútuos, conforme o desígnio divino para a humanidade.