ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(8) “Entre a Fé e a Sexualidade: Desafiando as Visões Extremistas”

A visão extremista dos fariseus modernos, que consideram a proximidade com a tentação sexual como uma sentença de morte e condenação ao inferno, é questionável. Como Paulo Freire afirmou, "A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Precisamos de uma abordagem mais equilibrada e realista sobre a natureza humana e as complexidades das relações interpessoais.

A tentação sexual não deve ser vista como uma força irresistível que inevitavelmente leva à ruína. Em vez disso, devemos adotar uma abordagem mais holística para lidar com as questões do desejo e da sexualidade. Como está escrito em 1 Coríntios 10:13, "Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape para que possam resistir."

Devemos cultivar uma compreensão mais profunda de nós mesmos e de nossos desejos, em vez de adotar uma mentalidade de fuga constante. A sexualidade não deve ser demonizada ou considerada intrinsecamente pecaminosa. Em vez disso, devemos promover uma educação sexual aberta e saudável, que reconheça a importância do consentimento, do respeito mútuo e do autocuidado.

A abordagem do fanático em relação às relações entre os sexos é excessivamente restritiva e desatualizada. Em vez de proibir interações normais entre homens e mulheres, devemos promover o respeito mútuo e a igualdade de gênero. Como Simone de Beauvoir disse, "Ninguém nasce mulher: torna-se mulher". Excluir determinadas atividades simplesmente por envolverem pessoas de sexos opostos é uma visão arcaica que não reflete os valores progressistas e inclusivos da sociedade atual.

Em vez de nos concentrarmos apenas na abstinência e no afastamento da tentação, devemos incentivar uma abordagem mais positiva e construtiva para a sexualidade. Isso inclui a promoção do diálogo aberto sobre sexo, o respeito à diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, e o fornecimento de recursos adequados para a educação sexual e o planejamento familiar.

Em suma, a visão farisaica é excessivamente alarmista e simplista. Devemos adotar uma abordagem mais equilibrada e realista, que reconheça a complexidade das relações humanas e promova o respeito mútuo e o autocuidado. Como está escrito em Mateus 7:12, "Portanto, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.".