ESPIRITUALIDADE, O QUE É ISTO?

Se você sente que a palavra espiritualidade diz algo para você, tenho duas coisas para te dizer. A primeira, diz respeito à nossa constituição humana: somos bio-psico-social-cultural e espiritual, ao mesmo tempo. E, segundo, a liberdade confere ao ser humano uma independência relativa, ou seja, autonomia apesar dos condicionamentos biológicos e sociais. A liberdade é a capacidade espiritual, que as pessoas possuem, para enfrentar os condicionamentos e afirmar a sua existência livre e responsável.

Em suas experiências do dia a dia você já vivenciou situações-limites em que aparentemente não via soluções para o problema que surgiu em sua vida? Quais foram suas primeiras reações? Um dia, uma criança de 6 anos me disse que estava muito feliz por ter conseguido subir numa árvore sozinha, e ter se pendurado num galho. O motivo da felicidade era porque no ano passado, ele tentou fazer isto e não conseguiu porque não tinha forças suficientes nem para subir na árvore sozinha, nem para se pendurar sem ajuda dos seus pais. Mesmo com a ajuda de seus pais, ela se viu impotente para realizar o seu desejo de subir na árvore sozinha. E, por isso, ficou triste.

Além desse exemplo, há atletas que treinam incansavelmente antes das competições oficiais, e no dia da competição, acabam sofrendo alguma lesão que os impede de competir. A frustração e a sensação de incapacidade para lidar com essas situações os torna impotentes diante da situação-limite, que os impede de realizar o sonho desejado. Restando-lhes, apenas, a ressignificar os seus sentimentos para poder enfrentar e superar os obstáculos que a vida lhes impôs.

Como você lida com as situações limites que barram os seus sonhos, impedindo-os de realizá-los? A jornada do ser humano, desde seu nascimento, está marcada por situações de conflitos, tensões, limitações da sua própria existência. Por isso, aprender a ouvir a si mesmo(a) (seu corpo, sua mente e seu espírito) é fundamental. Nem sempre as respostas que necessitamos para ressignificar, enfrentar e superar as nossas limitações, estão fora da gente, mas no nosso interior. Ao mergulharmos em nossa interioridade vamos encontrar os dilemas próprios que nos ligam a todos os seres humanos, ou seja, as nossas inseguranças, nossas carências e fragilidades, nossas potencialidades e nossas limitações diante da vida. Somos seres marcados pela finitude, incompletos, imperfeitos que estamos a caminho de sermos melhores do que somos.

Por Silvano Severino Dias

silvanoseverinodias@gmail.com

@silvanoseverinodias

Silvano Dias
Enviado por Silvano Dias em 06/03/2024
Código do texto: T8013558
Classificação de conteúdo: seguro