ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(7) "A queda do jovem diante da tentação"

A religião, embora sábia em suas advertências, muitas vezes se baseia em narrativas antiquadas que não refletem a complexidade da natureza humana e das relações interpessoais na sociedade moderna. Como Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso, não se desviará dele". Isso sugere a necessidade de uma abordagem educacional mais abrangente, em vez de simplesmente culpar o indivíduo.

A figura do "jovem estúpido" é muitas vezes uma vítima não apenas de sua própria tolice, mas também das pressões e influências externas. Como o filósofo francês Michel Foucault observou, o poder é exercido dentro das redes sociais e é parte integrante de nossas interações diárias. Portanto, em vez de culpar o jovem por sua falta de discernimento, devemos questionar as falhas do nosso sistema social e educacional.

A juventude não é um período de pura frivolidade, mas uma fase crucial de desenvolvimento cognitivo e emocional. Como Paulo escreveu em 1 Coríntios 13:11, "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança". Isso ressalta a necessidade de orientação e apoio adequados durante a adolescência.

A abordagem punitiva sugerida pela igreja não é eficaz nem ética. Como o filósofo alemão Immanuel Kant argumentou, os seres humanos devem ser tratados como fins em si mesmos, e não como meios para um fim. Portanto, em vez de recorrer a métodos antiquados de disciplina, devemos buscar estratégias baseadas no diálogo, no respeito mútuo e no apoio emocional.

Em suma, a narrativa tradicional sobre a queda do jovem diante da tentação simplifica demais uma questão complexa e multifacetada. Como afirmou o psicólogo Abraham Maslow, "se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a tratar tudo como se fosse um prego". Portanto, devemos trabalhar juntos para criar um ambiente que promova o crescimento e o bem-estar de todos os jovens.