ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VII(6) "A didática de Jesus e a educação contemporânea"

A didática empregada por Jesus e outros instrutores bíblicos, que enfatiza lições objetivas e práticas, é certamente valiosa. Como Salomão ilustrou em seus provérbios e parábolas, exemplos da vida real podem ser ferramentas de ensino poderosas (Provérbios 1:1-6). No entanto, como Paulo Tillich, um renomado teólogo, afirmou: "A linguagem da fé é a linguagem simbólica". Portanto, é crucial interpretar esses ensinamentos à luz do contexto contemporâneo.

A sociedade atual enfrenta desafios distintos dos tempos bíblicos. Assim, é necessário atualizar as referências e os métodos de ensino para garantir sua relevância e eficácia. Como o filósofo John Dewey argumentou, "Se ensinamos hoje como ensinávamos ontem, roubamos aos nossos filhos o amanhã".

O ensino não deve se limitar a uma única fonte de sabedoria, como a Bíblia. Deve-se incorporar uma variedade de conhecimentos e perspectivas para promover uma compreensão abrangente e crítica do mundo. Isso inclui a integração de conceitos científicos, filosóficos e sociais, bem como a utilização de recursos educacionais modernos.

A ênfase excessiva na transmissão de valores morais específicos pode restringir a capacidade dos alunos de desenvolver pensamento crítico e autonomia moral. Como Jesus disse: "Não julgueis, para que não sejais julgados" (Mateus 7:1). É importante encorajar a reflexão e o questionamento, incentivando os alunos a explorar diferentes perspectivas e tomar decisões éticas com base em princípios universais de justiça e igualdade.

Em suma, embora a utilização de exemplos da vida real para ensinar lições de sabedoria seja louvável, é crucial adaptar essa abordagem ao contexto contemporâneo e integrar uma variedade de fontes de conhecimento para garantir uma educação relevante e significativa para as gerações atuais.