ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VI(34) “Para Além do Ciúme: Uma Visão Humanista do Adultério na Igreja Contemporânea”

A igreja contemporânea, ancorada em interpretações religiosas e normas culturais antigas, justifica o ciúme e a raiva em casos de adultério como consequências naturais e aceitáveis. No entanto, essa perspectiva merece uma análise crítica. Como afirmou o filósofo Immanuel Kant, "O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado."

Em vez de basear nossa compreensão do adultério e do ciúme em interpretações bíblicas e crenças antigas, devemos considerar questões como respeito mútuo, consentimento e comunicação aberta nos relacionamentos. O adultério, em um contexto moderno, é frequentemente visto como uma violação da confiança e do compromisso entre parceiros, independentemente de normas culturais ou religiosas. Como Paulo escreveu aos Efésios, "Cada um de vocês deve amar sua esposa como a si mesmo, e a esposa deve respeitar o marido." (Efésios 5:33)

A ideia de que o ciúme faz parte do amor e da posse é problemática, pois sugere uma visão possessiva e controladora dos relacionamentos. Devemos promover uma compreensão mais saudável do amor, baseada em confiança, autonomia e respeito mútuo. Como Sócrates disse, "Uma vida sem exame não vale a pena viver."

Da mesma forma, a justificativa de que o ciúme e a raiva são naturais em casos de adultério não leva em consideração a complexidade das emoções humanas e a importância do perdão e da reconciliação nos relacionamentos. Em vez de promover uma cultura de vingança e punição, devemos buscar formas construtivas de lidar com conflitos e traições, focando na compaixão e na empatia. Como Jesus disse, "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)

Portanto, é fundamental repensar e rejeitar essa ideia fanática das igrejas, substituindo-a por uma abordagem mais inclusiva, compassiva e centrada no bem-estar emocional e psicológico de todas as partes envolvidas nos relacionamentos. Como o filósofo Friedrich Nietzsche afirmou, "Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como."