ANTIFARISEU — Ensaio Teológico VI(24) **Desconstruindo a Noção de Poder da Sedução Feminina**

A Bíblia, em Provérbios, retrata as mulheres de maneira simplista, como sedutoras manipuladoras. No entanto, essa visão negligencia a complexidade das interações humanas e perpetua estereótipos prejudiciais. Betty Friedan uma vez disse: “Uma mulher é mais do que apenas a soma de suas partes”. Essa citação reflete a ideologia de que as mulheres não devem ser simplificadas ou reduzidas a estereótipos. Ela enfatiza a complexidade e individualidade das mulheres, desafiando as visões prejudiciais que podem perpetuar estereótipos. Como Sócrates afirmou, "Conhece-te a ti mesmo", sugerindo que o discernimento individual é fundamental.

A ideia de que os homens são vulneráveis ao elogio feminino ignora a autonomia masculina. A atração entre indivíduos é influenciada por uma variedade de fatores, como personalidade e valores mútuos. Reduzir essa dinâmica a uma questão de bajulação subestima a capacidade dos homens de fazer escolhas conscientes.

O consenso religioso desconsidera a responsabilidade individual na prevenção de relacionamentos extramatrimoniais. Em vez de culpar exclusivamente as mulheres pela tentação, é crucial reconhecer a importância da comunicação clara e dos limites pessoais. Como apontado por terapeutas de casais contemporâneos, construir uma relação baseada na confiança e no respeito mútuo requer honestidade e comprometimento de ambas as partes.

A abordagem baseada em estereótipos da fé cristã falha em reconhecer a diversidade de experiências e comportamentos femininos. Generalizar todas as mulheres como sedutoras em potencial é injusto e prejudica a igualdade de gênero. Em uma sociedade moderna, é fundamental promover a empatia e o entendimento mútuo entre homens e mulheres.

Em vez de demonizar as interações entre homens e mulheres, é essencial promover uma cultura de respeito e consentimento mútuo. Educar os jovens sobre a importância do diálogo aberto e do respeito pelos limites pessoais pode ajudar a prevenir situações potencialmente prejudiciais. Além disso, incentivar uma visão mais equilibrada das relações interpessoais, baseada no respeito mútuo e na igualdade de gênero, é fundamental para construir sociedades mais justas e inclusivas. Como Paulo escreveu em Gálatas 3:28, "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus".