CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico VI(22) “A Sabedoria Além da Religião: Da Fé à Razão”

A sabedoria, frequentemente apresentada como um guia infalível por religiosos fervorosos, é mais do que uma proteção divina. Como Provérbios 3:13 diz: "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento". No entanto, essa sabedoria não é unidimensional, nem exclusivamente divina.

A sabedoria é um conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da vida, oriundos de diversas fontes, como experiências pessoais, educação formal e informal, e até mesmo a observação do mundo ao nosso redor. Nassim Nicholas Taleb, em seu livro "Antifrágil", argumenta que a verdadeira sabedoria reside na capacidade de lidar com a incerteza e a complexidade do mundo, adaptando-se e aprendendo com os desafios enfrentados.

Além da tradição religiosa, outras formas de conhecimento também podem oferecer orientação e conforto. A psicologia moderna, por exemplo, oferece insights valiosos sobre como lidar com o medo, a culpa e a ansiedade, contribuindo para uma melhor qualidade de sono e bem-estar emocional.

A ideia de que a sabedoria pode nos orientar em nossas decisões diárias pode ser reinterpretada à luz da psicologia cognitiva e da tomada de decisão racional. Como Sócrates disse: "Só sei que nada sei", indicando que a sabedoria também envolve reconhecer a nossa ignorância.

Portanto, em vez de buscar a sabedoria exclusivamente nos ensinamentos religiosos tradicionais, devemos adotar uma abordagem mais ampla e pluralista, incorporando insights de diversas áreas do conhecimento humano. Como Provérbios 24:14 diz: "Saiba que a sabedoria é assim para a sua alma; se a encontrar, haverá futuro, e a sua esperança não será cortada".