ESSE FENÔMENO DENOMINADO: INSANIDADE!(1)

                                        Tanto quanto você, eu estou cansado...

                                  Muito cansado, mas, acontece que, toda vez que quero “mudar o disco” (saudosos tempos dos discos), uma “loucura” a mais praticada,  chama minha atenção, e sou obrigado a reconsiderar, voltar atrás e continuar a falar do mesmo tema. Dessa insanidade que se tornou a crença nos feitos desse homem, dessa figura, dessa criatura, tanto quanto,  inadequada!

                                    Eu sei. Eu compreendo. É desgastante!

                                    De novo vai falar sobre isso?!

                                    Infelizmente! Justamente porque ainda não se esgotaram todos os argumentos, todos os elementos dessa infundada persuasão, cuja origem remonta aos primórdios, quando do instinto humano, a população mundial ainda se limitava aos paus e as pedras!

                                    Logo que surgira essa segunda opção liderada por esse senhor, que via lá alguns comentários exagerados, no fundo eu já imaginava comigo mesmo: é muito fanatismo! Isso não vai acabar bem um dia!

                                    Cada vez que eu via despontar nas pesquisas e comentários do tipo surgia, eu ficava muito desconfiado!

                                    “Quando lia narrativas descritas por um ou outro fanático: “mito!” “mito!” Eu já sabia e entendia de mim para comigo mesmo: “ISSO NÃO É BOM! ISSO É FANATISMO! (2) ISSO É INSANIDADE!”

                                    Aconteceu justamente como eu o imaginava!

                                    De um simples pretenso líder político, sem ABSOLUTAMENTE NENHUMA VIRTUDE OU FEITO, QUE PUDESSE DETERMINAR TAL LIDERANÇA, a uma espécie de crendice sem sentido e irracional e intolerante que persiste...  foi um passo!

                                    O fenômeno não é novo. Acredito que desde o início dos primórdios da humanidade,  a coisa vem acontecendo e se repetindo sistematicamente!

                                    Alguns, pretensos líderes, até se justificaria, por sua falácia! Em outros casos seu modo de agir! Em outros,  sua maneira diferente de manifestar seus pensamentos, através de atitudes que de uma certa forma, suscitaria alguma personalidade! Etc., Não nesse caso!

                                    Em contrapartida, então, pode-se citar, por exemplo, ao longo dos séculos: ALEXANDRE, o grande, (   Alexandre III da Macedônia ou Macedónia, comumente conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, foi rei do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Nascido em Pela em 356 a.C., o jovem príncipe sucedeu a seu pai, o rei Filipe II, no trono com vinte anos de idade.  Nascimento: julho de 356 a.C., Pela. Falecimento: junho de 323 a.C., Babilónia  ) grande líder guerreiro, tanto quanto tenaz e persuasivo chefe de Estado!

                                    JÚLIO CESAR ( Caio Júlio César foi um patrício, líder militar e político romano. Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano.  Nascimento: julho de 100 a.C., Subura, Itália. Filhos: AugustoPtolemeu XV CesariãoJúlia Cesaris. Assassinato: 15 de março de 44 a.C., Cúria de Pompeu), apesar de sua constante “aspiração”, aos métodos empregados pelos ditadores, seu comprometimento com o exército romano, tanto quanto sua participação em seu Senado (romano), foram inegáveis. Era temido e respeitado. Tanto que temerosos, resolveram assassiná-lo.

                                    Aqui no Brasil, um pobre diabo, sem nenhuma expressão, digamos assim , internacional, fora considerado líder e finalmente “persona non grata” e inimigo número um da Pátria, à época, justamente por se ter intitulado responsável por uma horda de miseráveis e deserdados, cuja trauma originou a tal “Guerra de Canudos” (a Grande farsa) e que finalmente, por fim, fora assassinado, junto com algumas dezenas de jovens, velhos e crianças, bem descrito em “OS SERTÕES”, do genial , Euclides da Cunha. Me refiro a ANTONIO CONSELHEIRO (  Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, também se autodenominando "O Peregrino", foi um líder religioso brasileiro.  Nascimento: 13 de março de 1830, Quixeramobim, Ceará. Falecimento: 22 de setembro de 1897, Canudos, Bahia. Filhos: Joaquim Aprígio e Silva. Livros: Breviário de Antonio Conselheiro. Pais: Maria Joaquina de JesusVicente Mendes Maciel. Morte: 22 de setembro de 1897 (67 anos); CanudosProvíncia da BahiaPrimeira República Brasileira  )  o paupérrimo “prócer”, que coordenou a  “perigosa campanha”, que poderia comprometer a REPÚBLICA no Brasil!

                                    Outros tantos, foram alçados a essa condição de líder, ainda que nem em armas tiveram acesso, como fora o caso também do MAHATMA GANDHI ( Mohandas Karamchand Gandhi foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana, que empregou resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para a libertação da índia, do domínio Inglês. Nascimento: 2 de outubro de 1869, Porbandar, Índia. Filhos: Harilal Gandhi, Devdas Gandhi, Manilal Gandhi, Ramdas Gandhi. Formação: UCL Faculty of Laws (1888–1891). Assassinato: 30 de janeiro de 1948, Birla House, Nova Delhi, Índia. Influenciado por: Siddharta Gautama, Jyotirao Phule, Henry David Thoreau, Liev Tolstói, Shibli Nomani, Shrimad Rajchandra), que por sua resiliência, persistência, dedicação e defesa da paz, conseguiu arrancar “das mãos dos ingleses”, a libertação de sua PÁTRIA, a Índia, que por sua vez, tinha à época também seu líder, WINSTON CHURCHIL, (Primeiro Ministro britânico, Winston Leonard Spencer Churchill foi um militar, estadista e escritor britânico que serviu como primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e novamente de 1951 a 1955), o qual, nunca “dera vida fácil para o então, advogado Gandhi, que lutava contra a poderosa Nação que representava, o Reino Unido!” Por fim, essa batalha (Churchil) perdeu, para Gandhi! Embora tenha influenciado na vitória das Tropas Aliadas, unidas, para a derrota da Alemanha Nazista, na 2ª. Guerra Mundial!

                                    Os feitos, no entanto, do sr. JAIR MESSIAS, não houve um que mereça menção positiva, senão: ACREDITAR NUMA TERRA PLANA, DESACREDITAR NA APLICAÇÃO DA VACINAÇÃO, desacreditando o trabalho valioso, por exemplo,  do médico e cientista OSWALDO Gonçalves CRUZ ( nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Filho de Bento Gonçalves Cruz e Amália Bulhões Cruz. Sua família se transferiu para o Rio de Janeiro em 1877 e, na capital, estudou no Colégio Laure, no Colégio São Pedro de Alcântara e no Externato Dom Pedro II. Graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento A vehiculação microbiana pelas águas. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico),FALSIFICAR DOCUMENTO DE VACINAÇÃO, INCLUSIVE DA PRÓPRIA FILHA MENOR PARA PODER VIAJAR, INCENTIVAR OS BRASILEIROS A QUEBRAREM AS REGRAS SANITÁRIAS, FAVORECENDO A PROLIFERAÇÃO DO “IMPLACÁVEL” VÍRUS, RESPONSÁVEL PELA PANDEMIA DO COVID19, QUEBRAR REGRAS SANITÁRIAS, DESACREDITAR VERBALMENTE COM XINGAMENTOS ADVERSÁRIOS, MULHERES, POLÍTICOS, JORNALISTAS E FINALMENTE , DURANTE TODO O TEMPO E O PERÍODO QUE PASSOU NO PALÁCIO DO PLANALTO, USUFRUINDO DOS “NOSSOS BENS E COMODIDADES”, DESPERDIÇOU SEU TEMPO, JUNTO COM SEUS “AUXILIARES”, TRAMANDO SIMPLESMENTE A APLICAÇÃO DE UM GOLPE DE ESTADO!”

                                    Não obstante, o “caminhão de documentos”, de fato comprovando ser ele um político  não muito honesto e partícipe e defensor de atos não muito republicanos para se manter no poder, etc., seus seguidores, continuam com a mesma “ladainha” do início, sem dar a mínima importância para sua trajetória como presidente NEM UM POUCO CONFIÁVEL e mesmo a poucos dias da prisão, ainda vivem repetindo “pelos cantos” e pelas “redes sociais” MITO! MITO! MITO!

 

===========================================================

 

- (1) INSANIDADE: Insanidade é o substantivo feminino que significa loucura, demência, doidice, insânia. Também pode servir para indicar a condição de uma pessoa insensata ou insana.

===========================================================

(2) FANATISMO: 1. zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância; 2. faccionismo partidário; adesão cega a um sistema ou doutrina; dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.

===========================================================

- (3) LADAÍNHA: falação fastidiosa que está sempre repisando as mesmas ideias; enumeração longa e cansativa; esp. repetição monótona e tediosa de queixas e recriminações; lenga-lenga.