CULTURA DO CANCELAMENTO E DA INTOLERÂNCIA

   Hoje em dia, aquele que diz algo de forma sincera para o grande público, mormente no âmbito da mídia, expressando os seus valores e opiniões com certo embasamento, corre um grande risco de ser massacrado pela cultura de cancelamento que se alastrou por todos os lados, uma cultura tão nociva quanto qualquer ideologia inimiga da vida humana e de caráter genocida.

   O mais contraditório são as pessoas almejarem a democracia a todo custo sem, ao menos, terem qualquer tolerância com quem pensa diferente de suas visões de mundo. Todos buscam e idealizam a democracia, em específico lutando pelo direito de se expressarem, porém quantos estão preprados para tal responsabilidade? E o pior de tudo: às vezes, emergem nos noticiários alguns gestos e opiniões em profunda contradição com o próprio espírito da democracia e, sobretudo, com a benevolência do respeito mútuo.

   Ora, todo aquele que pensa em dizer uma profunda verdade enraizada no seu coração tem que saber que nem sempre ou quase nunca será compreendido e valorizado, tampouco ovacionado e aplaudido, tendo como desafio, muitas vezes, manter a sua consciência limpa (para prevalecer a força de sua integridade) em meio aos apedrejamentos de uma sociedade que não sabe respeitar as diferenças de Ideias, filosofias de vida e concepções fundamentadas em determinado credo religioso.

   Vivemos uma sociedade que não faz outra coisa senão jogar no ostracismo pessoas que ousaram nas suas vidas se posicionarem de forma crítica e contundente contra determinada situação. Na verdade, as ideologias de hoje já fazem, querendo ou não, um papel de seita religiosa e de teor totalitário, onde qualquer visão discordante e senso crítico implacável é ameaçada de ser rechaçada com insultos, trazendo grande prejuízo emocional e psíquico na vida de quem a proclama.

   Se a democracia for definida como um sistema que garante o respeito a crenças, opiniões e ideias, tudo o que estamos presenciando então é uma tendência extremamente antidemocrática, onde o que tem predominado é a mordaça de certas minorias e grupos totalitários contra aqueles que se posicionam honestamente em nome daquilo que acreditam.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 08/02/2024
Reeditado em 08/02/2024
Código do texto: T7994979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.