A FECHADURA

 

As primeiras fechaduras que foram usadas em Roma eram extremamente simples: consistiam em duas argolas, uma em cada aba da porta, e entre elas passava-se um prego (em latim "clavus, clavi"). E poderia abrir e fechar. Com esta novidade, o nome do prego ("clavus") mudou ligeiramente para chamar-se "clavis", da qual se originou em nossa língua a palavra "chave".

 

Como funciona

O formato da chave é o primeiro segredo: somente uma chave com perfil equivalente e na posição correta poderá ser usada.

O segundo segredo está ligado à altura dos dentes da chave, que formam uma base de apoio para pequenos pinos ou tambores metálicos, colocados aos pares e alinhados no interior do cadeado ou fechadura.

Fechadura de tambor de pinos

Um tipo comum de fechadura de tambor de pinos. Cilindro europeu

A fechadura de tambor de pinos é um sistema de fechaduras que utiliza pinos de diferentes comprimentos para evitar que a fechadura abra sem a chave correta.

narrativas mitológicas fazem alusão ao uso dessas ferramentas. Como tempo, se tornaram símbolo de proteção e riqueza.

 

Evolução

 

Nó (5000 a.C.)

Por milhares de anos, cordas feitas de junco eram usadas para amarrar as portas. Embora não oferecessem proteção, nós complicados indicavam ao menos a presença de intrusos. Com o tempo, foram substituídas por argolas de metal, na qual se colocava um pino para mantê-las travadas.

2. Chave egípcia (2000 a.C.)

A primeira fechadura egípcia era formada por uma placa de madeira perfurada, contendo pinos que travavam a porta.

A chave, também de madeira, parecia uma escova de dentes. Era inserida por baixo, de modo a levantar os pinos e permitir a remoção da trava.

3. Chave romana (300 a.C.)

Os romanos usavam diversos tipos de travas para portas, como a fechadura egípcia e o cadeado. Mas, nas mãos dos romanos, os rudimentares aparatos egípcios se transformaram em engenhocas de aço com molas. Eram mais precisas e mais bem desenhadas e podiam ser embutidas ou instaladas nas portas. Mas a invenção tinha um revés: só podia ser aberta de um lado. A chave era símbolo de status, pois indicava que você tinha riquezas a proteger.

4. Fechadura por alavanca (1600)

Na Idade Média, as fechaduras eram simples, com talhos em combinações específicas. O problema era que podia ser aberta com uma chave-mestra. Com o tempo, foi desenvolvido um modelo que usava alavancas que travavam melhor o ferrolho*.

Em 1818, o governo britânico ofereceu um prêmio a quem desenvolvesse uma fechadura que pudesse ser aberta por apenas uma chave. O inventor Jeremiah Chubb ganhou a competição.

Notas:

Ferrolho é um ferro corrediço com que se fecham portas, janelas, etc. chamado também Aldraba ou aldrava é uma peça móvel, geralmente uma argola feita de metal, que se prende às portas e portões e que serve tanto para trancar quanto para bater contra a porta/portão para chamar a atenção de quem se encontra do lado de dentro.

5. Fechadura de ação dupla (1778)

O chaveiro britânico Robert Barron desenvolveu a primeira fechadura de ação dupla. O mecanismo funcionava com duas linguetas. Uma vez trancado à chave, para ser destravado era necessário levantar duas alavancas na altura exata. Como usava um par de chapas simétricas, podia ser aberta ou fechada de ambos os lados. A invenção, considerada mais segura, revolucionou o mundo das fechaduras.

6. Cilindro (1865)

Inspirado por uma fechadura desenvolvida por seu pai em 1848, o mecânico Linus Yale Jr. desenvolveu a fechadura moderna. O design original usava pinos de comprimento variado para prevenir que a fechadura fosse aberta sem a chave correta.

Yale Jr. modificou o desenho da chave para ser menor e mais chata, com pontas serrilhadas, e tornou o mecanismo cilíndrico. O modelo, em uso até hoje, era um aperfeiçoamento das fechaduras romanas.

7. Cartão (1975)

Desenvolvida pelo inventor norueguês Tor Sørnes, o primeiro modelo de chave em forma de cartão era feito em plástico perfurado com 32 buracos arranjados em padrões únicos, com milhares de combinações possíveis. Não satisfeito, ele continuou aprimorando o modelo e, três anos mais tarde, desenvolveu o primeiro cartão eletrônico. O cartão é inserido em uma fechadura com leitor programada para reconhecer e liberar aquela assinatura magnética específica.

8. Biometria (2009)

Outra inovação sobre fechaduras mecânicas é a tranca biométrica. Uma digital é cadastrada no sistema que autoriza a entrada apenas de usuários devidamente registrados. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/chaves-e-fechaduras-os-segredos-por-tras-de-abrir-e-fechar-portas.phtml

 

A HISTÓRIA DOS CADEADOS – QUEM INVENTOU O CADEADO

 

O cadeado ou aloquete é um objeto que bloqueia ou impede o acesso a uma determinada área ou coisa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeado

 

Os cadeados são pequenas fechaduras portáteis que são usadas há centenas de anos para a segurança, entrada não autorizada, vandalismo e sabotagem. Inicialmente apareceram no Egito Antigo e na Babilônia e, lentamente, espalharam-se pelas civilizações antigas como a da China, Grécia e Roma.

Em sua jornada através da história os cadeados foram recebendo aprimoramentos de design, criação de componentes básicos e praticidade de uso.

Atualmente os cadeados são produzidos pela indústria, que desenvolveu inúmeros tamanhos (da proteção de bicicletas aos grandes hangares), tipos (cadeado com chave, combinações, senhas e códigos), e também graduações de segurança (reguladas por organizações governamentais em todo o mundo).

A história do cadeado iniciou-se com o aparecimento dos primeiros instrumentos mecânicos, vários séculos atrás.

https://blog.cadeados.com.br/a-historia-dos-cadeados-quem-inventou-o-cadeado/

 

Os cadeados do amor de casais apaixonados

O A tradição de amarrar cadeados em pontes como símbolo de amor e compromisso tem ganhado popularidade em todo o mundo nos últimos anos.

Embora a prática seja mais comum em países europeus como França, Itália e Alemanha, ela também pode ser encontrada em outras partes do mundo, incluindo Ásia, América do Norte e do Sul.

As origens da tradição não são totalmente claras, mas acredita-se que ela tenha surgido na Itália no início dos anos 2000. Em uma das histórias mais populares, um casal colocou um cadeado na Ponte Milvio, em Roma, e jogou a chave no rio Tibre, como um símbolo de seu amor eterno.

A partir daí, outros casais seguiram o exemplo e a prática se espalhou por toda a cidade e, posteriormente, por todo o país. E é claro que acabou chegando também no Brasil.

Os cadeados são frequentemente personalizados com as iniciais dos nomes dos casais ou com mensagens de amor, e são fixados em pontes e outros locais públicos como uma forma de marcar o local onde o casal se comprometeu a permanecer juntos para sempre. mbora a tradição tenha origens românticas, ela também tem um significado mais profundo. Amarrar o cadeado simboliza a união eterna dos casais, enquanto jogar a chave no rio representa a renúncia de outras opções e a dedicação exclusiva ao amor escolhido.

https://hotelinternacionalgravatal.com.br/blog/2023/05/24/conheca-a-tradicao-dos-cadeados-do-amor-de-casais-apaixonados/

 

O funcionamento dos cadeados acionados por chave

Os cadeados são constituídos basicamente de corpo, gancho e chave, sendo que cada um possui uma chave própria, de modo que apenas seu proprietário possa acioná-lo. Os cadeados são utilizados nas mais diversas situações, como trancar portões, janelas, malas e correntes.

O cadeado é um mecanismo portátil cujo gancho se introduz em elos que se quer unir. O gancho é a peça responsável pela aplicação do cadeado, o corpo é a peça responsável pelo alojamento de todos os demais componentes do cadeado, o cilindro é a peça que recebe a chave e aloja os pinos-segredo/lâmina de segredo e a chave é a peça para ser introduzida no cilindro, girando-o quando tiver o mesmo segredo, possibilitando que o cilindro transmita o movimento à lingueta.

Já a lingueta é a peça acionada pelo cilindro para destravar o gancho, o pino-segredo é a peça do mecanismo que, em conjunto com a chave, define o segredo, o contrapino é a peça do mecanismo que trava o cilindro quando este está sem a chave e a mola-segredo é a peça do mecanismo que atua sobre o contrapino.

 

https://revistaadnormas.com.br/2020/03/24/o-funcionamento-dos-cadeados-acionados-por-chave

 

A palavra Cadeado aparece em:

A serra do Cadeado é um complexo montanhoso localizado na região Norte do estado do Paraná, no Brasil.

Boa Vista do Cadeado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Vinhos Cadeado Portugal

Joseph Bramah inventou a fechadura

Em 1805, a primeira patente para uma fechadura de tambor de pinos de dupla-atuação foi concedida ao médico estadunidense Abraham O. Stansbury, na Inglaterra. Ela foi baseada em fechaduras egípcias anteriores e na fechadura tubular de tambor de pinos do Joseph Bramah.

https://www.google.com/search

A fechadura de tambor de pinos é um sistema de fechaduras que utiliza pinos de diferentes comprimentos para evitar que a fechadura abra sem a chave correta.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fechadura_de_tambor_de_pinos

 

Os tipos de fechadura de porta

 

Fechadura para Porta de Madeira

Tipos de fechaduras para portas de madeira

Fechadura de entrada.

Fechadura de travamento.

Fechadura de superfície.

Fechadura de encaixe.

Tranca de segurança.

Fechadura de privacidade.

Travamento e mortiz.

 

Fechadura eletrônica e Fechadura digital:

https://www.google.com/search

 

O termo fechadura eletrônico é um termo amplo que indica que a fechadura é controlada por circuito eletrônico que realiza a função de realizar a identificação da credencial do usuário e destrancar a porta – na grande maioria dos modelos de fechaduras, este destrancamento é realizado por meio de um motor elétrico.

Toda fechadura digital é uma fechadura eletrônica, entretanto nem toda fechadura eletrônica pode ser considerara uma fechadura digital.

Fechaduras digitais são sofisticas, dispões de mais tecnologia e seu menu é mais intuitivo. Entretanto, as fechaduras eletrônicas, que utilizam os mesmos mecanismos de trancamento para o controle de acesso, possuem preço acessíveis de investimento comparado as fechaduras digitais.

https://yamamotto.com.br/arquivos/2375

 

A gazua

é uma ferramenta utilizada por profissionais especializados em abertura de fechaduras. Sua origem remonta aos tempos antigos e sua utilização é legalizada em alguns países, desde que realizada por profissionais autorizados. No entanto, é importante ressaltar que o uso da gazua por pessoas não autorizadas é considerado crime e pode resultar em punições legais. Medidas de segurança, como o uso de fechaduras mais seguras e a instalação de sistemas de alarme, podem ajudar a prevenir a abertura não autorizada de fechaduras com gazua.

Curiosidades Origem das fechaduras de portas

As primeiras fechaduras que foram usadas em Roma eram extremamente simples: consistiam em duas argolas, uma em cada lado da porta, e entre elas passava-se um prego (em latim “clavus, clavi”), com o qual se podia ou fechar a porta. Com esta novidade, o nome do prego (“clavus”) mudou ligeiramente para “clavis”, que deu origem em português à palavra “chave”.

O jurisconsulto Papiniano usava a expressão “clavem tradere”, com o sentido de “entregar a administração dos bens”, e Cícero usou “claves adimere” como “tirar as chaves à mulher, repudiá-la”. Em sentido figurado, usou-se “clavis scientiae” como “chave da ciência”. Chave serve para abrir “uma porta”, em sentido concreto ou figurativo.

O formato da chave é o primeiro segredo: apenas uma chave com perfil equivalente e na posição correcta poderá ser usada. O segundo segredo está ligado à altura dos dentes da chave, que formam uma base de apoio para pequenos pinos ou tambores metálicos, colocados aos pares e alinhados no interior do cadeado ou fechadura.

Os pinos são sustentados por molas. Quando a chave correcta é introduzida, os pinos são alinhados dum modo que se permite girar o cilindro da fechadura, libertando a trave principal. No caso dos cofres, o mecanismo envolve discos perfurados e engrenagens que ao serem alinhado abrem caminho para afastar a trave de aço que impede a abertura.

Estes são apenas alguns exemplos de mecanismos, existindo outros mais complexos.

 

Nome do artigo: Curiosidades Origem das fechaduras de portas

Publicação: Jornal de Angola (25 May 2013)

https://www.pressreader.com/angola/jornal-de-angola/20130525/281887295840692

 

Leia também:

Cadeados

https://blog.cadeados.com.br/curiosidades/

 

Como surgiram as fechaduras

http://www.3avtec.com.br/blog/surgiram-fechaduras/#:~:text=Origem%20da%20Fechadura&text=Em%201821%2C%20o%20serralheiro%20norte,seja%2C%20a%20%E2%80%9Cchave%E2%80%9D

 

Fechadura eletrônica para porta de madeira.

https://www.vivadecora.com.br/revista/fechadura-para-porta-de-madeira/

 

 

 

PS. copiei citando as fontes.