🔮 Leve-me ao seu líder

Carlos Jordy Ă© o lĂ­der da oposição na CĂąmara Federal. Acharam uma mensagem no seu celular chamando-o de “meu lĂ­der”. Pronto. A “fishing expedition” (pesca probatĂłria) rendeu frutos, encontrou o “crime” que tanto procurava. Essa estratĂ©gia inverte a lĂłgica jurĂ­dica, ou seja, escolheu alguĂ©m para atribuir algum crime.

Seguindo essa lĂłgica, qualquer baiano que saĂșda com um simpĂĄtico “meu rei” corre o risco de ser algemado, no mĂ­nimo, levanta suspeitas. Ora, o cumprimento nunca deu direito a um trono nem coroa a ninguĂ©m, muito menos cedeu poderes vitalĂ­cios ou garantiu o direito Ă  sucessĂŁo hereditĂĄria. Simplesmente, a saudação baiana Ă© um jeito calmo de trocar uma fita do Senhor do Bonfim, uma fotografia com uma tĂ­pica baiana ou qualquer suvenir soteropolitano. Enfim, nĂŁo Ă© um “beija-mĂŁo” entre sĂșdito e soberano.

É bom os garçons começarem a moderar o vocabulĂĄrio. Na mĂșsica ‘Saideira’, o grupo ‘Skank’ cita alguns vocativos usados por garçons ao atender os “cervejĂłlatras”: comandante, amigĂŁo, chefia, capitĂŁo, tio, brother, camarada. Historicamente, jamais alguma dessas abordagens se referiu a algum grau de hierarquia, parentesco ou amizade. Simplesmente, Ă© um modo consolidado para os atendentes “quebrarem o gelo”.

Em jogos de futebol Ă© comum vĂĄrios torcedores mais exaltados soltarem um “esse juiz vai morrĂȘ”. NinguĂ©m vai interpretar esse claro exagero como uma ameaça de morte. Confesso: com uns 12 anos, devo ter desejado a morte de algum ĂĄrbitro que nĂŁo deu um pĂȘnalti ou uma falta pro meu Corinthians. No entanto, quando a partida acabava, eu me conformava, atĂ© esquecia do erro, e achava justo que aquele homem de preto continuasse vivendo.

Pois bem, muito cuidado, a mais alta corte brasileira estĂĄ interpretando conversas de boteco, trocas de mensagens no grupo da famĂ­lia e palavras hiperbĂłlicas como “provas” de crime. Parece uma distopia daquele cinzento Leste da Europa dos anos 80, mas Ă© a realidade do “democrĂĄtico” “PaĂ­s Tropical” de 2024.

⚫ “Mostre-me o homem, e eu lhe mostrarei o crime”

(Laurentti Beria)

RRRafael
Enviado por RRRafael em 02/02/2024
CĂłdigo do texto: T7990229
Classificação de conteĂșdo: seguro