Delicado e efêmero floco de neve

 

     Os flocos de neve são intrincados, belos e misteriosos. Cada floco é único e complexo. Apesar de pequenos, eles contêm em si leis e forças universais que explicam como nosso universo funciona, desde o que há de menor até as galáxias do cosmos.Um cristal de neve se forma nas nuvens quando o vapor de água encontra pequenas partículas de poeira ou pólen. Isso leva à formação do seu pequeno núcleo hexagonal. Suas extremidades se destacam e são ásperas, o que atrai moléculas de água que, por sua vez, atraem mais moléculas de água. Essas moléculas formam os ramos do floco de neve. 

     A forma e o tamanho desses ramos dependem da temperatura e umidade exatas que o cristal de neve encontra durante sua jornada pelas nuvens, influenciado pela força da gravidade."Cada floco segue um caminho ligeiramente diferente, por isso não existem dois flocos de neve iguais", explica o professor de física Brian Cox, no vídeo What snowflakes tell us about our Universe" (O que os flocos de neve nos dizem sobre nosso Universo).

Quando um floco de neve chega até você, ele fez sua própria e única jornada para alcançá-lo, antes de derreter em questão de momentos. 

     Numa manhã gelada de janeiro em Praga, um floco de neve pousou na manga do casaco do matemático Johannes Kepler e isso o levou a refletir: "Por que os flocos de neve têm seis lados?".

     O matemático concluiu que esse padrão hexagonal era a forma mais eficiente de utilizar o espaço, seja em um favo de mel em uma colmeia, em uma pilha de balas de canhão, ou num delicado e efêmero floco de neve.

 

https://www.bbc.com/portuguese/articles/ck79n7w3vy9o

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 31/01/2024
Código do texto: T7988989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.