As últimas horas

Estado americano não consegue aplicar injeção letal em condenado à morte e decide executá-lo de outra forma.

Kenneth Eugene Smith, condenado à morte em 1989, sobreviveu à primeira tentativa de execução em novembro de 2022, e o método escolhido agora provocou reações do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos.

 

     Os advogados de Smith tentaram reverter a execução até o último momento. No entanto, a Suprema Corte dos Estados Unidos negou os recursos e determinou que a operação prosseguisse. Smith recebeu a última refeição na manhã de quinta-feira, 25 de janeiro de 2024. De acordo com as autoridades penitenciárias, ele comeu bife, batata frita e ovos. Qualquer alimento sólido foi proibido a partir das 10h (13h, em Brasília). A execução começou às 19h53, pelo horário local (22h53, em Brasília).

 

     Cinco jornalistas foram autorizados a acompanhar o procedimento através de um vidro. Parentes do prisioneiro também estavam no local. Antes do início da execução, Smith fez uma declaração final afirmando que a humanidade estava dando um passo para trás, em referência ao método usado para a morte. Ele também mandou um recado para os parentes: "Vou embora com amor, paz e luz", disse ele, segundo uma das testemunhas. "Amo todos vocês." Smith foi declarado morto às 20h25 (23h25, em Brasília).

 

BBC News Brasil

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 30/01/2024
Reeditado em 30/01/2024
Código do texto: T7988342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.