Fazer um nó

é um método de apertar ou segurar um material linear como a corda por amarração e entrelaçamento. Ele pode consistir de um comprimento de um ou mais segmentos de corda, fibra, nylon, fitas e até mesmo correntes entrelaçadas de modo que permitem que a linha se prenda a si mesma ou a algum outro objeto, a carga. Os nós tem sido alvo de interesses por suas origens antigas, uso comum e implicações matemáticas na teoria dos nós.

Existem vários tipos de nós que podem ser usados para a mesma função. É recomendável conhecer dois ou três nós diferentes com a mesma aplicação para que se possa utilizar o nó mais adequado para cada situação, pois dependendo do material da corda um pode ser melhor do que outro. Um nó que funciona muito bem em uma corda sintética pode não ser apropriado para uma corda de fibras naturais. WIKIPEDIA.

 

Partes de uma corda ou um cabo

Alça - uma volta resultante da união dos chicotes de uma corda.

Chicote, extremidade de trabalho ou apêndice - as pontas de um cabo ou corda.

Encapeladura - corresponde a dar-se uma nova volta ao laço.

Laçada ou seio - corda dobrada sobre si própria, sem, no entanto, se cruzar; corresponde ao meio de uma parte da corda.

Laço - é o cruzamento de duas partes da corda.

Parte passiva ou parte abandonada - parte restante da corda (inclui o outro extremo da corda). 

 

Sentidos da palavra nó:

Entrelaçamento de fios:  entrelaçamento, laço, laçada.

Articulação das falanges dos dedos: articulação, junta, juntura.

União e vínculo: união, aliança, pacto, ligação, elo, casamento, vínculo.

Situação complicada: aperto, obstáculo, impedimento, estorvo, dificuldade, empecilho, embaraço, busílis, encruzilhada.

Enredo de uma história: fabulação, fábula, entrecho, fabulação; argumento, enredo, intriga, teia, trama, urdidura.

Parte mais dura da madeira: centro, cerne, durame, durâmen, medula, meio, miolo.

Na física: nodo.

 

Categorias de nós

Amarras e voltas

Emendas

Gacheta

Lais de guia e laços

Nós de ligação

Nós fixos ou de bloqueio

 

NÓ no sentido matemático

Leia em https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3_(matem%C3%A1tica)

 

LISTA DE NÓS E AMARRAS

Origem: Wikipédia

Nó de ajuste - Nó albright - Nó americano - Nó de andaime - Nó de anzol - Nó de arnês - Nó aselha - Nó autoblock

Nó Bachmann - Nó balso americano - Nó balso pelo seio corrediço - Nó balso pelo seio fixo - Nó boca de lobo - Nó borboleta - Nó de Bowen

Nó cadeirinha de bombeiro - Nó de caminhoneiro - Nó catau - Nó cego - Nó celta - Nó de cirurgião - Nó corrente paulista - Nó de correr - Nó de âncora

Amarra diagonal - Nó direito - Nó direito alceado - Nó de dispositivo

Nó de escota - Nó de estribo

Nó fateixa - Nó de forca - Nó de frade

Nó de gancho - Nó de gravata - Nó górdio

Nó heráldico

Nó klemheist

Lais de guia - Nó laçada corrediça

Nó machard - Nó de moleiro - Nó de moringa

Nó nove

Nó em oito

Amarra paralela - Nó de Paramillo - Nó pequeno - Nó de pescador - Nó de pinha do arganéu - Nó prússico

Amarra quadrada

Nó simples

Amarra de tripé - Nó torto - Nó de trança

Nó volta do barril - Nó volta do calafate - Volta torto

Nó de Windsor

 

O nó de gravata

 

Alguns tipos

O nó simples

O nó simples é o grande clássico de nós de gravata. Ele é sem dúvida o mais utilizado porque é simples de realizar e condiz com a maioria das gravatas e colarinhos das camisas. Ele é perfeito para os homens de média ou elevada estatura.

Cónico e alongado, o nó simples é estreito quando realizado com gravatas finas e mais largo quando realizado com gravatas grossas.

O nó duplo

O nó duplo é muito parecido com o nó simples a única diferença é que requer uma segunda rotação; no início, a parte larga é passada duas vezes em redor da parte estreita. Mais grosso no seu aspecto que o nó simples, o nó duplo é ideal com a maioria das camisas. Ele é perfeito com todas as gravatas com à exceção das muitas espessas

O nó Windsor

O nó Windsor é o nó das grandes ocasiões. Muito inglês, o seu nome provém do Duque de Windsor que o popularizou. Como ele é volumoso, deve ser realizado de preferência em colarinhos afastados, como os colarinhos italianos ou os colarinhos Windsor. Por vezes complexo a realizar, ele, para ser bem executado, necessita cair entre as duas partes do colarinho e de esconder o último botão da camisa.

O meio Windsor

O Meio Windsor assemelha-se ao nó Windsor no entanto menos espesso e mais fácil de realizar.

Ele utiliza-se idealmente com gravatas finas ou pouco espessas. Elegante e triangular, ele adapte-se preferencialmente sobre uma camisa de colarinho clássico ou uma camisa de colarinho aberto.

O nó pequeno

O nó pequeno é como seu nome indica : pequeno.

Ele adequa-se particularmente às gravatas espessas ou às camisas com colarinho apertado. Deve evitar-se em camisas com colarinho longo ou afastado.

Fácil a realizar mesmo necessitando de uma "rotação" de 180 °, o nó pequeno é a fórmula mais simples de fazer uma gravata.

O nó borboleta

Tal como a gravata clássica, a borboleta não aceita todas as cores nem motivos.

Geralmente preto, o nó borboleta utiliza-se com um smoking preto e uma camisa branca com colarinho partido; ele pode ser igualmente utilizado de forma mais descontraída com um terno e uma camisa com colarinho afastados.

 

O NÓ NÁUTICO

Como uma unidade derivada da milha náutica, também conhecida como milha marítima:

1 nó = 1 milha náutica/hora = 1 852 metros/hora = 1,852 quilômetros/hora.

Uma vez que o nó é, por definição, uma unidade de medida de velocidade que corresponde à distância percorrida em relação ao tempo, é incorreto usar a expressão "nós por hora". Este erro linguístico é, no entanto, comum na linguagem do dia a dia, quando se fala da velocidade de uma embarcação.

Apesar de não fazer parte do Sistema Internacional de Unidades (SI), é comum que seja utilizado, embora não seja encorajado, em associação direta com as unidades do sistema internacional. Isso se deve à necessidade de ajustes matemáticos devido à curvatura da Terra. Essa necessidade surge porque o conceito de Nó está diretamente relacionado com as dimensões da Terra, representando uma milha náutica correspondente à extensão de 1º (um minuto) de um grande círculo.

O valor convencional do nó (0,514 m/s), correspondente à milha náutica de 1 852 m (a "Milha Náutica Internacional"), foi adotado na Primeira Conferência Hidrográfica Internacional Extraordinária, realizada no Mónaco em 1929.

 

A origem do termo "nó"

remonta às práticas utilizadas em navios para determinar a velocidade.

Uma das abordagens mais comuns envolvia lançar um flutuador calibrado da popa do navio, que, devido ao atrito com a água, permanecia relativamente estático à superfície. Esse flutuador estava ligado ao navio por um cabo com nós espaçados regularmente. Contando o número de nós liberados durante um período específico - o que mantinha o flutuador inalterado - obtinha-se uma estimativa da velocidade, ou seja, contava-se quantos nós saíam do navio durante a medição.

 

 

Como escolher o nó da gravata

O sucesso de um nó pode variar de acordo com a estatura, a formato do rosto, o grau de dificuldade, o tipo de colarinho e até a ocasião. Por exemplo, alguns nós podem ser mais volumosos e são ideais para rostos mais grossos, enquanto nós menores ficam melhores em rostos mais finos.

 

Fontes de consulta

https://www.lamafiabarbearia.com.br/saiba-como-fazer-06-nos-de-gravata-e-em-quais-ocasioes-usa-los/

https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-um-no-de-gravata-214.html

https://universo.salonline.com.br/como-dar-no-em-gravata/

Wikipédia

 

Sugestão de leitura

O nó górdio é uma lenda que envolve o rei da Frígia (Ásia Menor) e Alexandre, o Grande. É comumente usada como metáfora de um problema insolúvel (desatando um nó impossível) resolvido facilmente por ardil astuto ou por uma quebra de paradigma.

https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3_g%C3%B3rdio

 

Ps. Copiei tudo mas citei as fontes.