Da série Utilitários: o chinelo

 

CHINELOS

 

Muitas pessoas usam o chinelo diariamente dentro da sua casa, pra curtir uma praia, praticar esporte, sair com os amigos ou até mesmo trabalhar. Mas elas muitas vezes não sabem de onde ele veio ou por quem foi criado.

O primeiro protótipo de chinelo, registrado historicamente, teria sido fabricado pelos Sunitas por volta de 4300 anos atrás, para abater peixes na beira dos rios.

O par mais antigo está em exposição no Museu Britânico e data de 1500 A.C.

Depois de 7500 anos, diversas culturas teriam criado sua versão com base no modelo criado pelo homem das cavernas. Nesses tempos os egípcios usavam suas pegadas em areia molhada para moldar solas de papiro, fibra ou palha. Depois entrelaçando na medida da forma impressa e prendendo nos pés com tiras de couro cru. Os egípcios utilizavam a chineleta para proteger os pés em terrenos escaldantes, bronzear a parte superior dos pés e as mulheres para a aplicação de joias e adereços.

Outros povos produziram suas versões, mas todas inferiores a versão egípcia:

Os japoneses criarão a Zori, uma espécie de chinelo com tiras sobrepostas.

Os persas tinham a madeira como base para a sola.

E os espanhóis fabricaram chinelos com cordas.

Na idade média homens e mulheres usavam chinelos de couro abertos que tinham forma semelhante a uma sapatilha.

 

Etimologia

A palavra "chinelo" vem do termo latino medieval *planella, de planus,-a,-um, "plano". Segundo Corominas, talvez por influência do dialetal genovês (em italiano, pianella, diminutivo de piano, "plano").

O chinelo, também chamado de chinela, rasteira ou rasteirinha, é um tipo de sandália tipicamente usado como uma forma de artigo de vestuário. Ele consiste de uma sola chata segurada folgadamente no pé por uma tira em formato de Y que passa entre os primeiro e segundo dedos do pé e ao redor de ambos os lados do pé ou pode ser uma base dura com uma tira ao redor de todos os dedos.

Os chinelos já são usados há milhares de anos, figurando em murais do Egito Antigo de 4000 a.C. Foi encontrado, na Europa, um par de chinelos de folhas de papiro que foi datado como tendo sido fabricado por volta do ano 500. Essas primeiras versões de chinelos eram feitas de vários materiais.

Alguns chinelos apresentam uma tira bifurcada com origem entre o dedão e o indicador do pé e que se estendem até as laterais do pé. Outros chinelos são formados apenas por uma tira, de largura variável, que passa sobre o peito do pé.

Muitas vezes, os chinelos são calçados de uso doméstico, durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Podem, também, compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira da piscina.

Suas principais características são os dedos de fora, sem salto, e sem tiras no tornozelo.

O moderno chinelo tornou-se popular nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados retornaram ao país trazendo o Zōri japonês.

Na década de 1950, o chinelo se popularizou ainda mais nesse país com a expansão econômica do pós-Segunda Guerra Mundial e o fim da Guerra da Coreia. Nesse processo, o chinelo foi redesenhado e ganhou as cores brilhantes típicas dessa década. Sua popularidade deveu-se a seu conforto e praticidade.

Durante a década de 1960, os chinelos ficaram associados ao estilo de vida praiano da Califórnia. A publicidade destacava sua informalidade e sugeria sua utilização com calções, roupas de banho e roupas de verão. No decorrer do tempo, contudo, as pessoas passaram a usá-los em situações mais formais também.

 

Diferença entre chinelo e chinela

As palavras chinelo e chinela existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras sinônimas. Assim, podemos utilizar as palavras chinelo ou chinela sempre que quisermos referir um tipo de calçado que apenas cobre a parte da frente do pé, deixando o calcanhar livre.

 

 

Os famosos chinelos de dedo

 

Poucos conhecem a história deles, poucos sabem que essa invenção está a milhares e milhares de anos conosco e são utilizadas constantemente até os dias atuais.

 

Os chinelos rapidamente se tornaram o calçado informal dos jovens. As garotas passaram a decorar seus chinelos com acabamentos metálicos, adornos, correntes, contas e bijuterias. Versões mais sofisticadas utilizando couro ou materiais sintéticos passaram a substituir o tênis ou o sapato.

 

Tem quem diga que as havaianas é uma peça obrigatória nos guarda-roupas de todo brasileiro. No entanto, nem todos os brasileiros sabem a origem da marca e a sua história.

 

No ano de 1962, a marca Alpargatas S.A, instalou no Brasil a marca Havaianas, que fabricavam chinelos de borracha, e produziu o primeiro par de Havaianas, a Tradi.

A inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori (confeccionada de palha de arroz).

Esses chinelos foram trazidos após a Segunda Guerra Mundial pelos soldados.

 

Feita de borracha e com o formato de grão de arroz como textura da palmilha, nascia um clássico. As Havaianas são tão marcantes que seu desenho foi patenteado como um calçado inédito, descrito como "um novo tipo de sola com alça".

 

Havaianas - As Legítimas

O nome da marca “Havaianas”, teve sua origem inspirada no Havaí, isso porque os chinelos de dedo eram associados ao vestuário característicos de praia, verão calor entre outras coisas.

 

Desde seu surgimento, as Havaianas Tradi foram fabricadas em apenas uma cor: branca e azul. Mas, em 1969, por um erro de maquinário, "surgiram" as primeiras Tradi com tiras verdes. O Brasil amou e, logo, vieram outras cores como a amarela e a preta.

 

Em 1994, graças ao "jeitinho brasileiro", nasceu um dos modelos mais icônicos de Havaianas: a Top. Com muita criatividade, surfistas começaram a virar a sola colorida do chinelo para cima criando modelos monocromáticos. Genial!

 

De olho nessa "tendência", foi lançada a Top, disponível em todas as cores do arco-íris e edições especiais.

 

Em seguida, mais uma inovação: a primeira Havaianas estampada com as flores de hibisco.

 

Em 1998, uma edição limitada foi lançada para celebrar o mundial de futebol daquele ano, realizado na França: as Havaianas Brasil Logo , com uma pequena bandeira do país aplicada à tira e filetes com as cores do Brasil na sola.

 

A estreia de Havaianas no universo da moda acontece em grande estilo, as passarelas em1999.

E continua lançando novos modelos como a Slim, as rasteirinhas e a Square.

 

Chinelada

Substantivo - pancada com chinelo ou chinela

Origem da palavra chinelada - etimologia: de chinelo, ou chinela

Sinônimos de chinelada: tamancada, bofetão, sapatada, pantufada

 

Um ‘pé de chinelo’:

A expressão "pé-de-chinelo não existe por acaso, durante anos, esteve associada a pessoas de menores recursos

 

A expressão deixar ou botar no chinelo

Significa ser melhor ou superior com bastante vantagem.

Exemplo: Esse show vai deixar no chinelo o último evento.

 

Fontes:

http://dafaborrachas.com.br/historia-do-chinelo

https://havaianas.com.br/historia-da-marca.html

https://moda.culturamix.com/noticias

https://www.rtp.pt/noticias/pais

https://pt.wikipedia.org/wiki/

 

 

PS. Foi tudo copiado, mas dei meu toque e deixei as fontes.