IA (Inteligência Artificial)

O letramento digital básico ainda é precário entre os docentes do Estado de Sergipe, o que demanda programas sociais e envolvimento de toda a Educação no sentido de prover a rede escolar do material necessário e pessoal especializado para a execução das atividades de elaboração, implantação e acompanhamento de projetos. A transformação do mundo pelas vias das modernas tecnologias surpreendeu em geral e, em especial, o campo da Educação, há séculos lastrado pela tradicionalidade do papel, do quadro e dos materiais didáticos, especialmente dos livros físicos.

A partir daí, nasceu o conflito e a angústia no íntimo do professorado. Surgiu um contexto educacional que se assemelhou a um caos em formação no qual o professorado passou a se sentir excluído e a situação se inverteu drasticamente, colocando o aluno na condição de professor do professor. Esse primeiro momento foi acabrunhador, tendo em vista que docentes passaram a se sentir desprovidos de sua autoridade e de suas competências e habilidades inerentes ao magistério. Entretanto, vivencia-se uma segunda etapa na qual já é fácil compreender que existe a formação específica de nível Superior em estudos das Novas Tecnologias e, ainda, que esse saber é diretamente ligado ao conhecer o funcionamento de máquinas, de dispositivos e mecanismos tecnológicos. Nesse caso, vislumbra-se que o professor não deve se manter afastado dessa nova realidade, mas, compreender, inclusive, que a escola e o professorado não dispensam a interação com os profissionais habilitados e profundos conhecedores das diversas tecnologias com as quais assessorará a Educação naquilo que lhe é peculiar na questão do ensino e da aprendizagem; da Didática e da Pedagogia, a exemplo de formular planejamentos anuais, semestrais, etc.; planos de aula, materiais didáticos para inúmeras disciplinas e situações as mais diversas.

Acerca da Dissertação de Shimasaki (2021), pode-se afirmar ser um trabalho sólido, de conteúdo denso e explicitado de maneira inteligível. Com esse autor, tem-se um panorama amplo sobre as questões que o presente pré-projeto pretende abordar. O autor envereda por aspectos como: objetivos da IA, conceitos, história, a teoria da IA na Educação, Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), métodos, técnicas, o ensino por máquinas, etc. O estudioso parte do emprego da IA em empresas, mas a sua visão técnica, didática e metodológica incide e se ajusta bem à diversidade de contextos dentro do sistema educacional de ensino como um todo, desde a Educação Básica, passando pelo nível médio e alcançando a sua aplicabilidade ao Ensino Superior.

A propósito, Shimasaki, adiantou que:

"O artigo “Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development” publicado pela UNESCO em 2019 em sua 'Agenda Global para Educação 2030', escrita por Francesc Pedro e demais colaboradores, apresenta a inteligência artificial como um domínio tecnológico em expansão capaz de alterar todos os aspectos de nossas interações sociais. Na educação, a IA começou a produzir novas soluções de ensino e aprendizagem que agora estão sendo testadas em diferentes contextos."

(...)

OBSERVAÇÃO: ESTA É A PRIMEIRA PARTE DE UM ARTIGO CIENTÍFICO QUE ESTOU ELABORANDO SOBRE A IA (Inteligência Artificial). Tão logo esteja finalizado, o trarei para a minha Escrivaninha).

REFERÊNCIA:

SHIMASAKI, Rodrigo. Inteligência Artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) – Universidade Pitágoras Unopar, Londrina-PR, 2021 , p. 36