CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico VI(5) "Immanuel Kant: "O sábio pode mudar de opinião".

"Em meio à busca frenética para escapar do perigo, somos frequentemente levados a decisões precipitadas. Salomão, em sua sabedoria, nos aconselha a evitar tais armadilhas. Este conselho, embora antigo, é relevante hoje, especialmente quando reinterpretado à luz dos princípios financeiros modernos. Como disse o filósofo Sêneca, "Parte da prudência está em evitar quando se pode o que não se pode remediar".

As situações financeiras arriscadas, assim como as ovas e os pássaros, exigem uma resposta rápida. No entanto, a resposta não deve ser frenética, mas sim prudente e fundamentada. A Bíblia nos aconselha em Provérbios 21:5 que "Os planos do diligente conduzem à vantagem". Assim, devemos adotar uma abordagem cautelosa e estratégica.

O mundo contemporâneo oferece ferramentas legais para evitar compromissos financeiros prejudiciais. Assim como as leis permitem a rescisão de contratos financeiros, devemos abraçar a ideia de que é possível desfazer escolhas financeiras arriscadas. Como disse o filósofo Immanuel Kant, "O sábio pode mudar de opinião".

A lição do provérbio vai além das finanças e se aplica a várias áreas da vida. Devemos adotar uma abordagem crítica em relação a relacionamentos e decisões de vida. Como Paulo nos aconselha em 1 Coríntios 10:23, "Tudo é permitido, mas nem tudo é benéfico".

Assim como Davi e Abraão demonstraram prontidão para obedecer a Deus, devemos nos esforçar para viver de acordo com os princípios éticos e morais. A busca por uma vida centrada em Cristo exige esforço diligente, reflexão crítica e coragem para tomar decisões que reflitam valores mais profundos.

Em última análise, o conselho não é abandonar toda e qualquer situação desafiadora freneticamente, mas sim adotar uma abordagem calculada e sábia, considerando os riscos e as consequências a longo prazo. Como disse o filósofo Aristóteles, "A marca da sabedoria é saber o que se deve tolerar"."