Dia 23 – Fazer o bem sem olhar a quem...

Fazer o bem é sempre bom, mas não deveríamos escolher a quem fazer o bem e fazê-lo a quem necessitar sem preconceito ou discriminação.

Geralmente gostamos de doar, fazer o bem, ajudar quem julgamos merecer, mas como sabemos quem merece e quem não merece? Qual o critério para o merecimento? Isso pode excluir muitas pessoas e que necessitam de ajuda independente de algum julgamento moral.

Nosso bem não deveria ter critérios como o merecimento, mas o critério deveria ser a necessidade.

Rotular as pessoas para condicionar nossa ajuda tira o mérito da doação, da ajuda, pode mostrar um certo preconceito e até algum tipo de discriminação, não devemos olhar para a aparência, mas sim para a necessidade.

Claro que podemos ter algum cuidado para não cairmos em armadilhas e golpes, mas se isso acontecer, a culpa não é sua e você fez sua parte crendo que estava ajudando alguém que precisava.

Porém, podemos olhar sim a quem ajudamos, ver em que condições a pessoa se encontra e tentar buscar soluções para resolver o problema, mesmo que isso seja uma questão do poder público, e dessa forma cobrar as melhorias necessárias para poder resolver a situação.