Reflexão sobre SUICÍDIO - Eu apoio o #MEMORIAL# Recantista#

Definição e Reflexões Etimológicas: Suicídio, segundo o dicionário, representa o ato de atentar contra a própria vida.

Entretanto, etimologicamente, o termo sugere que apenas outra pessoa pode cometer tal ato. Propostas alternativas como meicídio (eu), teicídio (tu), entre outras, foram sugeridas, mas a linguagem usual permanece na expressão "suicídio". Além disso, termos como etnocídio, genocídio, multicídio e poliscídio são propostos para designar atos semelhantes em contextos específicos.

Aspectos Psicológicos do Suicídio: O suicídio não é uma decisão instantânea, mas sim o resultado de feridas emocionais não resolvidas que evoluem para traumas, culminando em profunda depressão. O sentimento compulsivo de fuga pode levar à perda de sentido e razão, obscurecendo alternativas viáveis, exceto a autodestruição.

Um exemplo ilustrativo é relato a seguir, destacando a influência negativa de palavras precipitadas na vida de uma pessoa, evidenciando como a compreensão inadequada pode agravar as feridas emocionais.

Lembro de uma ovelha de um certo rebanho que foi tremendamente sentenciada por seu pastor à excomunhão, pelo simples motivo de ela ter-lhe dado um ramalhete de belas rosas em homenagem a mãe dele, justo no Dia das Mães. Ele ficou enfurecido, dizendo que ela era a pura expressão da maldade satânica, pois ele não suportava aquela data, porque sua mãe era solteira e o tivera como fruto de pecado. E a excomungou na hora. Detalhe, aquela irmã não sabia desse particular de seu líder espiritual.

Certo dia, em torno de meia-noite, enquanto tentava dormir para enfrentar um novo dia de trabalho, meu telefone toca. Era a Irmã dizendo exatamente isso:

_ Pastor! Estou lingando apenas para avisar que assim que eu desligar esse telefone, eu vou-me suicidar. _ E, aflito, eu lhe respondi:

_ Tá certo, minha irmã, mas poderia se suicidar só depois de eu chegar aí e conversar com a Senhora?

Ela concordou e eu fui lá e conversamos muito e oramos por ela, por cura de feridas. Graças a Deus que ela ficou firme no Senhor e não cometeu aquela loucura.

Diversas Faces do Suicídio:

1. Suicídio Moral:

◦ Refere-se à queda na integridade moral, onde a pessoa se percebe "moralmente morta" devido a ações contrárias a seus princípios éticos. O cometimento repetido de delitos pode levar à perda da razão e da moral.

2. Suicídio Mental:

◦ Caracteriza-se pelo desespero ou sofrimento psicológico intenso, indicando um colapso na saúde mental. A não busca por ajuda representa um típico caso de suicídio mental.

3. Suicídio Intelectual:

◦ Sugere o abandono do pensamento crítico, da busca por conhecimento ou da criatividade intelectual. A não busca pelo conhecimento pode levar à estagnação do pensamento e prisão intelectual na ignorância.

4. Suicídio Corporal:

◦ Envolve a destruição da própria saúde por ações desregradas, como excessos alimentares, consumo de álcool, sedentarismo, entre outros. Exemplos incluem doenças como o Diabetes tipo 2, resultado de escolhas prejudiciais à saúde.

5. Suicídio Espiritual:

◦ Refere-se à perda de conexão ou significado espiritual, indicando um estado de desespero existencial. Cometer atos conscientemente pecaminosos, ignorando a consciência moral, é considerado um exemplo de suicídio espiritual.

Refúgio no Divino: O relato pessoal do autor destaca a importância do apoio e da intervenção, enfatizando que a compreensão e a oração podem ser instrumentos poderosos na prevenção do suicídio.

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês." - Mt 11:28

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 07/12/2023
Reeditado em 08/12/2023
Código do texto: T7949326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.