O Nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus é um dos eventos mais importantes da história da humanidade, mas também é um dos mais controversos. A Bíblia é a única fonte primária sobre esse evento, e seus relatos são frequentemente contraditórios. Além disso, não há registros históricos independentes que corroborem os relatos bíblicos.

Data

A data de nascimento de Jesus é um dos pontos mais controversos. Os evangelhos de Mateus e Lucas afirmam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, que morreu em 4 a.C. No entanto, o evangelista Lucas também afirma que Jesus nasceu durante o censo de Quirinus, que ocorreu em 6 d.C. Essa contradição é insolúvel, e os estudiosos não chegaram a um consenso sobre a data exata do nascimento de Jesus.

Local

Os evangelhos de Mateus e Lucas também discordam sobre o local de nascimento de Jesus. Mateus narra que Jesus nasceu em uma casa na cidade de Belém, na Judeia, enquanto Lucas afirma que Jesus nasceu em uma manjedoura, porque não havia lugar na hospedaria. Além disso, Mateus segue informando que o recém-nascido recebeu a visita de uns magos guiados por uma estrela, vindos do oriente, por sua vez Lucas afirma que o menino que mais tarde seria chamado de Cristo por uma grande parcela da humanidade, recebeu a visita de pastores avisados por um anjo de seu nascimento.

É a história narrada no Evangelho de Lucas que costuma servir de inspiração para a elaboração dos tradicionais presépios de Natal.

25 de dezembro

A data de 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus é uma tradição que surgiu no século IV, na Igreja Católica. Não há evidências históricas que corroborem essa data, e os evangelhos bíblicos não fornecem nenhuma informação específica sobre o dia ou o mês do nascimento de Jesus.

Existem algumas teorias sobre como a data de 25 de dezembro foi escolhida. Uma teoria é que ela foi escolhida para coincidir com o solstício de inverno, que era um importante evento no calendário pagão. Outra teoria é que ela foi escolhida para coincidir com o festival romano do Natalis Solis Invicti, que celebrava o nascimento do deus Sol Invicto.

A Igreja Católica oficializou a data de 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus no século IV. Essa data foi adotada por outras denominações cristãs, e com a introdução de outros elementos como o Papai Noel e o pinheiro enfeitado, transformou-se na celebração do Natal como a conhecemos hoje.

Aqui estão algumas das teorias sobre como a data de 25 de dezembro foi escolhida:

Coincidência com o solstício de inverno: O solstício de inverno é o dia mais curto do ano no hemisfério norte. No calendário pagão o solstício de inverno era um momento de renovação e esperança. Os cristãos podem ter escolhido essa data para comemorar o nascimento de Jesus como um símbolo de esperança para o mundo.

Coincidência com o festival romano do Natalis Solis Invicti: O Natalis Solis Invicti era um festival romano que celebrava o nascimento do deus Sol Invicto. O Sol Invicto era um deus solar, visto como um símbolo de poder e força. Os cristãos podem ter escolhido essa data para comemorar o nascimento de Jesus como um símbolo da força e do poder de Cristo.

Escolha puramente simbólica: É possível que a data de 25 de dezembro tenha sido escolhida simplesmente porque era uma data conveniente. O dia 25 de dezembro era provavelmente uma data festiva e fixa no calendário romano, o que facilitava a comemoração do Natal.

Independentemente da razão pela qual a data de 25 de dezembro foi escolhida para celebrar o nascimento do Cristo, o importante é que Jesus continua firme na condução do orbe terrestre. Farol da humanidade, o divino Mestre continua a nos lembrar e a nos ensinar: “Ama a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo”.

A mensagem e os ensinamentos de amor trazidos a nós por Jesus são eternos, e representam a maior prova do Amor de Deus pela humanidade.

Feliz Natal!