Talvez o Brasileiro Tenha Memória Curta Mesmo

As manifestações pós eleições 2022 lembram as manifestações iniciadas pelos protestos do Movimento Passe Livre contra o aumento das tarifas de ônibus, trens e metrô em São Paulo, em 2013. Começou por causa de vinte centavos de aumento na passagem, cresceu com a indignação geral e acabou como se fosse só um carnaval com os Black Blocs nas ruas.

Se fizermos um recorte sobre grandes paralisações, o Brasil está ficando escolado em choro de criança pobre, chora de fome, dorme e acorda com fome.

Em junho de 2013, foram os protestos iniciados pelo MPL, em São Paulo, as ocupações levaram mares de gente às ruas e para o teto do congresso. Resultado? uma das respostas à manifestações contra a construção dos estádios parta a Copa do Mundo 2014 foi o programa Mais Médicos, com a vinda de médicos cubanos, pela presidente Dilma Rousseff.

Em 2016, foi a vez dos caminhoneiros liderarem as manifestações. Sem combustível nos postos, o Brasil praticamente parou. Houve grandes adesões. Resultado, corte na educação e na saúde, por Michel Temer, para conseguir reduzir os combustíveis e acabar com a paralisação.

Assistimos outras paralisações menores, com participação da população em todo o país, por exemplo, como a ocupação das universidades federais pelos estudantes, foram manifestações com pouquíssimos resultados efetivos. Talvez a manifestação que não chegou a ser mega e que teve a maior força de efetividade, foi a que resultou na eleição de Jair Bolsonaro, e essa manifestação com resultado tão satisfatório se mostrou uma grande frustração, permitindo posteriormente o retorno de Lula num espaço de tempo bem curto.

As manifestações contra o governo Lula foram muitas. Escândalo do Mensalão, escândalo dos Bingos, escândalo dos Cartões Corporativos, além dos "casos" eventuais. Agora, assistimos essas manifestações em favor do presidente derrotado, como se o problema fosse do governo, não de cada cidadão que não se corrige e continua praticando a corrupção nossa de cada, aquela mania de dar um jeitinho para cada dificuldade que se impõe durante nossas vidas. A multa de trânsito que chega e queremos tentar reverter como se não tivéssemos dolo pela ação que resultou na punição financeira, ou comprando aquele aparelho que desbloqueia os canais de TV a cabo para assistir sem pagar ao conteúdo que a maioria precisa pagar.

Talvez seja melhor não cutucar essas manias de utilizar de subterfúgios para obter benefícios ou acessos que não são gratuitamente acessíveis. Talvez a mídia tenha razão; talvez o brasileiro tenha, realmente, memória curta mesmo.

Paulo Siuves
Enviado por Paulo Siuves em 06/08/2023
Reeditado em 06/08/2023
Código do texto: T7854887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.