CONHECIMENTO X VERDADE

Nos trabalhos que envolvem pesquisas científicas, a preocupação com a verdade deve ser acentuada. Há necessidade de que se cuide de verificar o compromisso com a verdade dos textos e informações pesquisadas para que, ao final, o trabalho seja digno de total confiança e possa ser usado posteriormente como fonte de pesquisa para outros trabalhos de mesmo nível e com o mesmo compromisso.

Porém, esse compromisso com a verdade, que é característica inquestionável de todo texto científico e informativo sério, não existe em textos artísticos e, mesmo assim, os textos literários não deixam de trazer conhecimento. Portanto, pode-se concluir que a verdade pura e simples não é, obrigatoriamente, a única fonte de conhecimento que se pode encontrar.

Por essa razão, faz-se necessário não cercar de preconceitos os textos artísticos quando se trabalha em um projeto de pesquisa, mas, ao mesmo tempo, tomar cuidado com a verdade das informações do trabalho final. Pesquisar pode vir a ser, em algumas situações e em se falando de forma figurada, tornar o mais concreto possível um trabalho feito em cima de substantivos abstratos como são conhecimento e verdade.

Divina de Jesus Scarpim
Enviado por Divina de Jesus Scarpim em 04/07/2022
Código do texto: T7552239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.