espírito humano.

nesta madrugada para variar, acordei e segui...

entrei na maratona "a vida de jazz - i am jazz - tlc".

eu amo profundamente este reality e também em tabela essa família e os agregados.

mas num dos episódios que foi reprisado, houve um furacão que atingiu à região aonde moram.

houve estragos brandos na casa da família, mas em outras áreas foi muito mais grave (assim como cidades foram devastadas, atingidos diversas famílias e pessoas).

seus pais e jazz foram como voluntários para ajudar na reconstrução, mesmo não sabendo como poderiam ajudar e tentar levar um conforto em palavras.

eles ficaram perplexos em ver toda devastação do local e foi muita mesmo.

no meio da coisa toda, bem no finzinho do episódio o pai da jazz em suas observações usa o termo: "espírito humano".

e daí me deu um estarte, disparou algo em mim para ficar martelando as idéias e fiz o recorte.

é disso que devemos rever e repensar, deveria ser a ordem do dia mesmo, em meio à tantas coisas que temos presenciado e estamos vivendo: o espírito humano.

parece que abordar sobre isto, remete à algo piegas, só que não é, na verdade é de base fundamental.

vendo ele trazer em uma frase dentro da catástrofe, que também o atingiu em outra região, mas se saiu em melhor condição, neste contexto, trouxe a profundidade deste sentimento e fator que nos identifica e nos une: somos todos humanos e estamos consequentemente imantados por este espírito e lugar que nos generaliza e também nos identifica como seres neste plano de vida e planeta.

e trazermos à tona este sentimento em nosso agir e em nossa existência, faz com que nos vejamos no outro e sejamos empáticos, assim como vislumbremos às mais variadas possibilidades que conseguimos experimentar enquanto humanos, através das experiências e olhares alheios.

neste sentido passamos a reconhecer a nossa particularidade e identidade, com muito maior clareza, e também conseguimos entender o que o outro também traz, colabora que seja enxergado o aspecto multifacetado que ser um sêr humano carrega em si.

a essência do espírito humano é de uma amplitude que é quase indeterminada, e que nos remete a capacidade de ações humanistas e humanitárias, entendendo que a dor humana, seja qual for, nos é familiar e nos diz respeito também.

as emoções, os sentimentos e demais manifestações da alma, do coração e do espírito, nos une e nos identifica como pertencente e imantados pelo humano, suas características fundamentais e seu espírito.

repasso nesta manhã, este recorte: a importância de se reconhecer humano e escutar o chamado do que em sê-lo comporta: o espírito humano.

mas não em momentos estanques apenas, mas trazê-lo cotidianamente, há todo instante, em tudo o que faz, no olhar sobre tudo, pois assim poderemos apreender melhor as coisas e consequentemente aprendermos em ser pessoas melhores, mais plenas e felizes.

tudo isto que coloco aqui em meus autos, é muito óbvio, mas as coisas óbvias demais costumamos esquecê-las ou negligenciá-las.

precisamos recorrer às bases e fundamentos, que nos remete à bondade e leveza do sêr.

beijos de luz e paz!

jo santo

zilá

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 25/07/2021
Código do texto: T7306722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.