Quanto tempo dura o seu luto?

.

Quanto tempo dura o seu luto?

O luto é necessário. A percepção e assimilação de alguma situação que envolva objetos, animais e pessoas que transpassaram a fronteira do Ser presente para o Não ser presente da mesma forma como se conhecia, como se representava antes, é necessária. Desde sempre foi importante para a estruturação do ser humano em vários aspectos.

Vida e Morte são um eterno elo de um ciclo, que só se completa, ganha força e continua, com a finalização do outro.

Quanto tempo demora o luto?

Depende da percepção que se tem, porquê talvez represente uma situação pontual que durou 15 minutos ou um ciclo de perdas de meses e anos, ou enquanto lê esse texto agora a pessoa perceba que ainda está de luto, ou talvez lembre-se de alguém que após a perda de um ente querido viveu e morreu em luto.

Um dia, em uma palestra sobre o luto, do palco do Teatro mesmo com a baixa iluminação, pude ver duas pessoas queridas chorarem na platéia do início ao fim da minha apresentação. No final, vieram agradecer e compartilhar que a mãe delas havia falecido naqueles dias. Por isso, foi importante estar ali porquê fez sentido para elas, naquele momento, ouvir a palestra e entender uma perspectiva sobre o luto.

Outro dia em uma estação, entre chegadas e partidas, uma cena: um pessoa que ia, em prantos, encontrou duas pessoas que nem chegavam nem partiam, iam ficar.

Deu para ver que uma delas perguntou para a pessoa em prantos:

- Está tudo bem fulana?

- Não, minha cachorrinha morreu.

- Nossa realmente ela deve ser importante para você porque em razão das circunstâncias, a gente se apega muito aos bichinhos.

A outra pessoa observava a cena em silêncio.

- Boa viagem, fique bem.

Podemos pensar que a pessoa que estava partindo, na janela, refletia que após um ciclo de anos de perdas de pessoas, situações, objetos e até de sanidade em razão da dor, a perda da cachorrinha era contabilizada como "mais uma" parte desse saldo negativo e que daquela conversa ninguém entendeu nada pois, às vezes, o que se diz não representa 1/8 do que realmente é. Isso é muito comum em relação ao luto e outras situações.

Comum também é essa falta de comunicação, porquê às circunstâncias não permitem a clareza mental para uma longa explicação e mesmo que permitissem, a pessoa que sente a perda, a sente de forma tão particular que a outra pessoa que está ouvindo não percebe, ou se solidariza brevemente, ou passa a querer sofrer no lugar da pessoa, ou simplesmente está pensando em outra coisa, ou ... etc.

Então... se você compartilhar um luto com alguém e esse alguém simplesmente demonstra "nada" ou uma grande empatia, saiba que de uma forma ou de outra, essa pessoa não terá a real ideia do que está passando dentro de sua cabeça.

Portanto, fique perto de pessoas, converse ou fique em silêncio, mas não transfira a sua expectativa de que ela deva sentir o que você sente, (isso somente grandes empatas conseguem fazer), e mesmo se ela não sentir, está tudo bem, porquê a dor é sua, é você que a está vivendo. Não queira colocar a todos na sua dor e fazer com que todos vivenciem o luto da forma como você o faz.

Luto é diferente para cada um. Além do tempo variam quanto a forma... uns ficam em silêncio, outros disparam a falar, outros ficam em casa, outros saem, mas lembre-se: não julgue o luto do outro, porquê você também não sabe o que se passa na cabeça dele e como ele está reagindo a isso.

Evite expectativas também em relação à sua família, que, por ser família "deveria ser"... no plano ideal do "dever ser" apesar de caber tanta coisa, talvez não comporte a realidade em si, de que a sua mãe, pai, irmão ou avó/avô são pessoas tão prestativas que conseguem cuidar mais do luto de outra família do que da sua própria. Bom... essa é a família que se tem. Mas também, considere que você possa receber mais conforto e solidariedade da família de amigos que reuniu ao longo da vida ou até de ilustres desconhecidos que surgem em seu caminho... a vida é cheia de possibilidades e de pessoas maravilhosas.

Talvez você vá ver um grande sorriso nas pessoas que conhece mas não tem ideia do que se passa atrás dele.

Ninguém é para o outro aquilo que ele realmente é. Você é para o outro aquilo que ele representa sobre você.

O pai terá representações diferentes na cabeça de cada filho, da esposa, do tio, dos irmãos, etc., a cachorrinha também, e até aquele vaso que se espatifou no chão e era presente da sua bisavó.

"Mas era só um vaso, não precisa de todo esse 'drama'?!" Não para você, mas talvez seja para aquela pessoa que recebeu o presente e tinha vínculos emocionais com o objeto em questão.

Luto é individual. Viva o seu. Respeite o luto do outro. Se quiser 'ajudar' pergunte como a pessoa quer ser ajudada. Faça o que ela pedir, se estiver tudo bem para você, mas não faça o que 'você acha' que é "certo".

"O que está vivo é inacabado. Os mortos são completos. A ânsia por perfeição é, na verdade, em profundeza, uma ânsia pela morte. Para quê fiquemos em vida, temos que respeitar o inacabado" (Bert Hellinger).

Só quando o luto termina, que se encerra o ciclo e volta a se ter forças.

Como se termina um luto? Quando se desiste de ter no presente o passado.

Quando for possível liberar a pessoa, a situação ou o objeto no passado, o luto caminha para o seu fim, pois se compreende que a atitude de querer controlar a vida e até a morte do outro, que está explicada nessa frase bem comum: " 'nem que ele tenha que voltar da morte', volte, porque eu quero que esteja aqui comigo agora", ou se vire para os pedaços do vaso e diga: "se juntem porque eu quero você inteiro!!".

O passado só pode estar no passado.

Só conseguimos fazer isso quando deixamos o outro seguir o próprio caminho.

E a gente seguir com o nosso.

E se puder se sentir grato por todas as experiências trocadas e aprendidas, tudo bem. Se não, tudo bem também.

Não estou dizendo que seja simples, essa é apenas uma perspectiva, um ponto vista que racionalmente pode parecer lógico mas talvez emocionalmente precise de mais tempo para fazer sentido. Tudo certo, por isso a pergunta: "Quanto tempo dura o seu luto?"

E está tudo bem se você responder:

"Durou 2 anos".

"Durou 2 dias".

Ou dizer...

"O meu luto ainda não terminou".

"Ainda" mas irá...

Sim, depois do luto há alegria e a leveza.

Talvez os mexicanos sejam o povo que mais entenda disso ao "comemorar os seus mortos" com respeito e alegria por cada um, da sua forma, ter cumprido a sua jornada.

A alegria é quase aquela alegria infantil da descoberta. É a alegria que nos abre para o novo. É importante estar alegre para a novidade chegar até você. É a alegria que precipita o futuro.

Olhem para mim e para essas palavras com amor:

Por que, às vezes, a boa solução é difícil?

Porque nos faz perder a importância.

E quanta importância se dá em "ter razão", em terminar uma simples conversa, fechando a sua última fala com o peito cheio de razão para que tudo aconteça como "você quer".

Reflexão:

"E se eu não tiver razão"? Tudo bem, estou aprendendo.

Somos muito novos e pequenos diante da Vida e da Morte. A Vida e a Morte são maiores e mais antigos do que nós.

Nesse tempo de grandes mortes de pessoas, de animais e da natureza, saiba:

Eu vejo a sua dor e o seu luto... por que eles também são meus, eles são nossos. E por serem nossos eu me libero/permito e libero/permito que cada um seja e siga como é.

Então me diga... quanto tempo dura o seu luto?

Christiane de Holanda
Enviado por Christiane de Holanda em 02/11/2020
Código do texto: T7102551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.