Escrava ou Serva?

A oração do Angelvs (Angelus em caractere aportuguesado e ANJO em português), feita às 6h, às 12h e às 18h tem uma parte que diz assim: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim conforme a sua palavra".

Ora, algumas pessoas antigas ou desavisadas utilizam o termo "escrava" em vez de "serva". Mas escravo é propriedade do dono, que pode vendê-lo. Maria não é escrava do Senhor; ela é serva fiel. Ela serve a Deus de livre e espontânea vontade. Já imaginou Maria amarrada a um tronco, levando 43 chicotadas?

Portanto, quando eu ouço alguém a dizer "Eis aqui a escrava do Senhor, eu questiono a palavra "escrava" e peço que substitua por SERVA.

"Ecce ancilla Domini" (eis a serva do Senhor).

O latim (se fosse uma pessoa) devia fazer um ato de contrição, um MEA CULPA, por ter trazido tanto erro para a Bíblia em língua portuguesa), a última flor do Lácio, inculta e bela.

Além de ser uma língua complexa e morta (não extinta*), os tradutores do latim para o português não têm sensibilidade para a verdade, a justiça, a harmonia da palavra de Deus.

* O latim é uma língua morta (parou evoluir no decorrer do tempo) mas não foi extinta (ainda é falada na cidade-estado do Vaticano).

P.S.: Espero que se estinga antes que emerja das cinzas, como a fênix, já que a ICAR está utilizando um pouco do latim em suas missas. Mas eu gosto do latim, que nos trouxe bons frutos como o português, italiano, francês e espanhol, afora outros tantos.

-------------------------------------------------------------------

Atenção, meus leitores:

O próximo tema sobre Latim => Português será AMOR X CARIDADE.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 26/09/2020
Reeditado em 30/09/2020
Código do texto: T7072764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.