O CIENTISTA E A SÁBIA

TEATRO: O CIENTISTA E A SÁBIA

NARRADOR: Dona Telvina, senhorinha idosa, boa e sábia morava num casebre limpinho a margem esquerda da Lagoa dos Pássaros.

Dr Euzébio, homem austero, cientista, estudado e arrogante residia na outra margem da Lagoa.

Ela cultivava diversas plantas que ajudavam a curar dores e doenças e muitas pessoas a procuravam e Dr Euzébio sempre a criticava e humilhava. Um dia ele a procurou e disse o seguinte:

- Telvina que história é essa de ficar dando essas folhas para as pessoas dizendo que curam se você nunca estudou nada e não sabe ler nem escrever!

- Eu aprendi com Deus, Seu Euzebi.

- E Ele lá tem tempo de ensinar alguma coisa pra quem nunca estudou! Ainda mando botar fogo nessa sua mata. E foi embora maldizendo a doce velhinha.

NARRADOR: Ela continuou cultivando suas plantinhas regando, aprendendo, ensinando e ajudando quem precisasse.

Dr Euzébio adoeceu e foi levado pra capital e os melhores médicos tentaram ajuda-lo e não havia melhora. Estava à beira da morte e lembrou de Dona Telvina e disse para o filho que chorava perto dele:

- Traga, por favor, Telvina aqui. Implora a ela que venha e traga suas plantas milagrosas. E o filho foi imediatamente.

Dona Telvina recebeu o filho de Dr. Euzébio e logo colheu as melhores plantas e foi até ele para ajudá-lo.

Quando ela chegou, ele disse: Telvina, me perdoe, me ajude.

E ela imediatamente tocou a mão dele e pediu uma xícara com água bem quente e colocou as plantas que podiam salvá-lo, fez uma oração e deu para ele beber – Toma Seu Euzébi, o senhor vai ficar bom. E assim, aconteceu.

NARRADOR

Diz satisfeito, o Senhor:

“Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos’. ( MT 11,25)

Ana Amelia Guimarães
Enviado por Ana Amelia Guimarães em 15/07/2020
Código do texto: T7006492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.