um vídeo, a fepasa, um recorte, um relato...

estive junto aos meus parceiros da fepasa, nesta linda história na baixada santista.

que saudade! vendo este vídeo, lembro que trabalhando, passei por todos estes lugares de maneira cotidiana, como ferroviário.
assim como trabalhei na estação de são vicente, que hoje não existe mais e aparece nas imagens, atuando no fluxo da movimentação do tim, assim como na cabina ferroviária que existia na entrada pelo canal 2, do pátio ferroviário de santos (entre as avenidas bernardino de campos e ana costa, que hoje estão instalados o centro de convenções e o extra respectivamente).
a cabina aparece pertinho do final deste vídeo.

detalhe curioso, foi que ao iniciar a minha trajetória auxiliar de transporte já qualificado para o cargo, fui trabalhar na estação de cajati, esta foi inaugurada nestas ações de expansão das atividades ferroviárias e nós que fomos destinados para lá, fomos a primeira leva de novos ferroviários a assumirem a recém estação.
havia uma plaquinha inaugurativa do mesmo modelo, senão muito parecida com esta na estação. ela sempre me chamou muito a atenção.

outro detalhe ver amigos como o engenheiro kenji (que foi numa visita de inspeção inclusive, quando estava sozinha em cajati e foi expressivo vê-lo lá e atender as expectativas), assim como o lambe-lambe, entre outros, também me emocionou.

o engenheiro kenji é mito na fepasa local, ele era o segundo homem da regional santos, a operação ferroviária era diretamente de responsabilidade dele, estando ao lado do engenheiro valter (não lembro se era com v ou w) e todos nós o temos no coração. homem de uma justeza, honestidade, clareza, objetividade e humanismo sem igual. sinceramente ao vê-lo sem esperar, tocou fundo no meu coração. apesar que num vídeo de um evento tão importante na época para a região da baixada santista e das operações de nível social da fepasa, evidentemente ele não poderia ficar de fora.

nossa! que dorzinha de saudade deu no coração.
os ferroviários da fepasa entendem a simbologia que estes espaços tem para nós.

ah! fiquei em cajati, só para registrar dos meus exatos dezoito anos, pois fui me janeiro para lá de 1988, permanecendo lá por mais ou menos dois anos, até o adilson (um auxiliar de transporte da própria cidade, formado em outra turma no curso de formação de transporte estivesse apto a assumir as atividades do cargo) me render, onde voltei para a estação de são vicente e peguei este cenário do tim.
quando me formei no curso e fui por escolha própria a cajati ele não exisitia.

ah! também foi memorável o dia da atribuição das estações aos cfts formados em minha turma, muitos destes assumiram as estações novas espalhadas em nossa regional que era muito extensa, nesse cenário que já disse, de expansão da ferrovia no estado de são pauio.
chegamos no fim dos dias dourados desse universo chamado fepasa, só que ainda nem sabíamos disso...

jo santo
zilá

(ao lado do governador orestes quércia, está o na época inspetor de condução de locomotivas cláudio antunes, auxiliando-o)

link que consegui/assisti do vídeo comentado:

https://www.facebook.com/groups/296113570493685/permalink/2719398998165118/

outro link correlato ao texto:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=805811032792979&set=t.100000922687378&type=3&theater
Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 21/04/2020
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T6923874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.