Aos Compradores de Imagens

I.

Existem imagens. Sim. Estão lá e cá para que todos vejam. Cada um tem a sua imagem, cada um passa e vende sua imagem, imagens únicas, diferentes e próprias. Todos somos — uns pros outros — reflexos de nós mesmos e apenas, uma fenomenologia de um Eu que nunca será a completude do eu mesmo. A imagem que nós mostramos uns pros outros não passa de uma imagem, uma visão estática e grosseira da infinita complexidade que é um ser humano, que é uma pessoa. Uma imagem mostra muitas coisas, e isso é fato. A imagem que eu tenho de você me mostra seu cabelo, seus olhos, suas roupas, suas mãos, sua voz, seu jeito de andar… Mas, sinceramente, de quê isso importa? Como eu disse, a imagem é um reflexo, uma sombra grosseira, um vulto avulso, que me importa o seu cabelo, a sua boca ou os seus olhos? Nada! Isso em nada muda minha vida! Sabe o que realmente me importa, e o que realmente deveria importar? Tudo o que não é imagem. Tudo o que a imagem não pode mostrar é o que realmente é importante. — sim, você tem belos olhos, mas por favor, me fale o que você achar ser a coisa mais bonita no mundo, ou talvez você se vista estranho, mas por favor, me conte qual o seu maior medo, ou ainda, você pode ter o cabelo pintado de muitas cores, mas me diga, qual é a sua filosofia de vida? — . A imagem mostra muito como eu disse, mostra muita coisa, mas ainda assim, mostra tão pouco, tão pouco! Uma pessoa não se resume em sua imagem, uma pessoa é mil outras coisas, mil outras formas! Uma pessoa tem por trás de sua imagem um milhão de sentimentos, sonhos, desafios e tristezas! Sim, imagens podem ser belas e tentadoras, podem ainda ser intimidadoras e controversivas, mas de que diabos me importa esse maldito estereótipo? O que me importa é o espírito, a alma! A imagem não é nada perto dessas coisas e a imagem nada deveria importar perto dessas coisas!

II.

Mas, por um infinito infortúnio, por mal costume ou simplesmente por fraqueza de espírito existem ainda os compradores de imagem, ah! Esses tipinhos… Para essas pessoas de sentimento grosseiro e ignóbil tudo o que importa é a imagem, tudo o que importa é o que se vê e o que se aparenta! “ — De que me importam os seus sonhos? Quero mesmo é saber por que você não está bem vestido. Idaí que você é uma pessoa cândida que faz tudo por quem ama? Eu quero mesmo é que você tire essa tinta do cabelo. Não quero saber se você é feliz ou não, quero mesmo é saber por que você tem uma imagem tão diferente da minha! — “ Ah! Esses tipinhos tão trágicos! É triste ver pessoas um um espírito tão raso, quase inexistente! É uma fatalidade uma mente assim, que se cultiva na patologia dos nossos fatos sociais, um costume que vem de uns poucos anciões retrógrados e que se prolifera com uma doença na consciência coletiva de uns muitos. Ah que tristeza!

Essas pessoas estão rodeadas de sentimentos superficiais, claro! Pois vêem imagens e não pessoas! Se relacionam com imagens, são amigos de imagens, amam imagens e fazem todo um lamento ribombante quando seus amigos ou namorados lhes traem ou mostram ser o que não parecia ser, quanta futilidade! Como esperar qualquer profundidade de sentimento numa pessoa cuja qual você só comprou a imagem? Você só quer a imagem, ser dúbio! Se se decepcionou com a alma deveria então ter procurado alma, oras! Chega a ser revoltante…

E o que falar daqueles viciados no belo? Ah! A imagem do belo! Tudo o que importa é a beleza! “Sê belo então sê tudo”, os compradores da beleza são uns doentes, loucos ensandecidos que, mais que comprar a imagem do belo, se vendem por isso! Se humilham por algumas migalhas de beleza, uns olhos bonitos, um queixo quadrado, para essas pessoas isso é tudo! Tudo! Não surpreendente são essas as pessoas que mais se frustram com as almas uns dos outros, ah! Esses malditos compradores de imagens!

III.

Não compre imagens. Não compre nada! Cultive almas, sentimentos, prazeres! Cultive o que há de rico em sí mesmo e em outrem, procure o espírito, o âmago alheio, e se surpreenda com a profundidade que você pode encontrar nos outros. Não compre imagens, cultive almas! E seja um pouco mais feliz com o mundo e consigo mesmo.