EXISTÊNCIA

Uma ideia é algo fantástico. Pode sem sombra de dúvidas tornar-se mais real do que seu criador. Não há necessidade de irmos muito longe, para percebermos a verdade da afirmação. Olhe todo o conjunto de valores que você segue e que nem sabe como ou por que segue. Sabe o que é consenso a respeito, não a verdade a respeito de como surgiram os mesmos. Por que você é budista, cristão, islâmico, judeu, taoísta, bramanista ou de qualquer outro credo? Você foi lapidado assim e essa é sua verdade conscientemente ou não. As verdades livres não pertencem aos homens. Vivemos em um mundo real arquitetado por ilusões. O ser humano foi o único animal que foi capaz de criar um mecanismo, que ganhou vida própria e se utiliza do seu criador para se aperfeiçoar. Esse mecanismo são as ideias, princípios e valores que produzem novas ideias, princípios e valores a partir de si mesmas, criando novas verdades. Claro que tudo isso com a participação humana. Só que no estágio em que estão se colocando, em alguns momentos até achamos que existem por conta própria. Alguns chamam tudo isso de sistema ou sistemas. E esse sistema abrange todas as esferas: política, religiosa, cultural, comportamental, estrutural, social etc. apenas surgem e são confirmadas pela existência humana. Criadas pelo ser humano para manipular o ser humano.

O certo é que nos acostumamos a viver assim, e nossa existência só tem sentido para nós se estivermos agarrado a alguma dessas verdades. Somos literalmente manipuláveis e o pior é que não queremos assumir essa condição. O mundo só tem sentido se esse sentido tiver sido criado por outros. Somos incapazes de dar sentido as coisas por nós mesmos. Por que tenho que gostar de um ritual por alguém já ter gostado algum dia? Por que tenho que acreditar no mesmo deus que os radicais acreditam? Por que tenho que acreditar que somente alguns sabem o caminho para a vida eterna e tenho que segui-los? Por que não posso caminhar com os próprios pés? Há sempre alguma nuvem negra que esconde a verdade sobre tudo isso. E nem nos preocupamos em conhecer essa verdade. Isso é o que torna a coisa ainda mais complexa. Nos acostumamos a viver pautados pelas verdades alheias. A realidade é maior do que a ilusão. Tenha consciência disso, ou você se perde no meio do caminho.

Devemos acordar desse sonho o mais rápido possível, ou nem saberemos o que ou como foi nossa existência. Sem ter consciência, existimos pela metade dentro de realidades arquitetadas por outras pessoas. Seremos nada mais do que peões no tabuleiro. E nossa existência será apenas de figurantes de terceira. Convocados apenas para fazer volume e número. Você lembra do nome de algum figurante que você viu em alguma cena, ainda que seja em um filme famoso? Como ele estava vestido? O que ele falou? É difícil, por que apenas os atores prendem a nossa atenção, mas precisam de figurantes para tornar real a realidade construída por eles. Agora pergunto, o que você continuará sendo ou quer ser? Alguém que faz ou tem um papel, ou alguém que apenas ajuda de forma figurada a dar vida a um papel que jamais pertencerá a você? Pense nisso!

Não precisamos ser loucos para conhecer a verdade, muito menos nos desgarrarmos da realidade ou morrermos. É muito simples, necessita apenas que tenhamos consciência de toda a realidade a nossa volta, e na mesma, que tenhamos condições de andarmos com nossas próprias ideias e nossos pés é claro. Sabendo e tendo liberdade para escolher o que de melhor foi construído ou deixado por outras pessoas. Não devemos descartar tudo, apenas ter a liberdade de escolher sem imposições. Essa é uma verdade que deve ser respeitada.