Seremos o passado

Você conhece a origem e a história de sua família? Sabe o nome de seus antepassados? Se me perguntarem, devo saber talvez o nome dos pais de meus pais e paro por aí. E os pais de meus avós? E dos meus trisavôs?

Do tetravô então, seria missão quase impossível. Com certeza já se perderam no tempo, ou há muito já caíram em total esquecimento, denotando assim que não tem nenhuma importância os galhos mais antigos desta árvore chamada família.

É verdade também, que se buscássemos a existência de documentos físicos das gerações passadas, no máximo, chegaríamos a três ou talvez quatro anteriores.

Os escritos que compõem a bíblia, antes de serem impressos, foram passados de geração em geração pela tradição familiar. Cada um de nós é responsável em descrever para os rebentos estas informações, que mesmo sem registros oficiais, é o nosso enredo deixado como legado. Nossa família tem seu histórico atual, mas qual será o escrito a ser passado para as gerações futuras? Nossos filhos sabem de onde viemos? Ou quem foram seus avós? Hoje, em que distrações tecnológicas ocupam cada vez mais a cabeça de muitos e a atividade profissional consome todo o nosso tempo, as oportunidades de conversa entre familiares, tornam-se cada vez mais raras...

Faz-se urgente este resgate. Com milhares de dados circulando nas redes em tempo real, nossos filhos tem muita informação sobre o mundo que os cerca, mas pouca conhecimento sobre eles mesmos em se tratando de suas origens. Para os filhos ou netos, os ca.iliares idosos são cada vez mais isolados, tornando-se aos poucos até mesmo praticamente invisíveis. O que esperar que eles saibam sobre nós, quem fomos de onde viemos.

É um assunto que infelizmente lhes causa pouco ou nenhum interesse. É um fato a ser considerado por nós, pois as páginas atuais desta enciclopédia familiar que vemos, após serem viradas, serão rasgados pelo tempo e os capítulos anteriores, simplesmente deixarão de existir... Com a perda de nosso avós, genitores, progenitores, tios, e parentes, perdemos com eles as fontes de consulta. De onde surgirá as informações que preencherão estas lacunas?

Imperatriz, 02/11/2017