MUDANÇA E LIBERDADE

Uma mudança interior exige mais do que um enérgico ato de vontade pura e simplesmente; requer, sobretudo, uma constante busca de libertação dos medos e dos velhos traumas, além da ansiedade, das dores íntimas excessivas e de tudo aquilo que nos impede e nos impossibilita de sentirmos novamente a fluidez pulsante da vida interagir com nossos corpos. Pressupõe que a experiência de liberdade, ensaiada diante das mais diversas circunstâncias da vida, seja uma das grandes motivações para nos mantermos bem vivos, especialmente quando deixamos acesos a chama radiante de nossos sonhos, desejos, esperanças e muitas de nossas boas lembranças...mas para isso é importante que nos fortaleçamos com doses suficientes de perseverança, coragem e, porque não incluir, de inconformismo contra tudo o que nos enclausura com rótulos, estereótipos e definições imprecisas de todos os tipos.

Pois se a todo o momento estamos num processo de vir-a-ser, sempre em contínua renovação, como é possível enquadrar ou cristalizar um indivíduo num rótulo ou num estereótipo determinado, ou ainda, num sistema tipológico que classifica os seres humanos? As nossas vidas sempre passam pelas águas da renovação e ninguém mais, a não ser nós mesmos, podemos nos definir com mais qualidade e perspicácia, a menos que deixamos de lado o compromisso que devemos ter com nossas própias vidas.

Vencermos as amarras das ideologias imundas, das mentiras que perambulam como fantasmas pelos mais diversos setores da sociedade, e de todas as futilidades que alienam os seres humanos ao ponto de esquecerem de si mesmos e de seus entes queridos, nos dá condições de nos aproximarmos do que é mais salutar para nossas vidas, como, por exemplo, do amor de nosso Deus onisciente (o único que nos mantém firmes e fiéis diante de sua presença, o único que, de fato, infla nossos humildes corações com a sua imensa virtude!). Com ele somos agraciados com as suas majestosas dádivas, de modo que conseguimos nos desvencilhar de nossa velha condição, transmutando nossa posição de embaraço e as dificuldades que nos encontramos muitas vezes. É por intermédio do Altíssimo, portanto, que conseguimos renovar as nossas forças, e a partir daí nos fortificando na luz do amor, da coragem e da fé.

Se nessa vida não tivéssemos tantas possibilidades para sermos, inclusive a fé em DEUS para vencermos (e com bravura nossa condição), não poderíamos fazer a experiência da liberdade que almejamos. No entanto, sabemos que ela é possível em nossas vidas quando não vendemos a nossa verdade interior por uma ideologia qualquer e tampouco por uma promessa ilusória (verdade essa que é sedimentada por uma profusão de desejos, sonhos, promessas, lembranças e esperanças). Mas só quem busca ardentemente ser livre de todo o coração, sabe o quanto é valioso e importante ser-si-mesmo, pois nada nesse mundo, com todas as suas ilusões e ofertas baratas, pode comprar aquele que intenciona vislumbrar a liberdade, principalmente a de estar com Deus, haja vista que é mediante o seu amor que fomos presenteados com essa riqueza que poucos infelizmente sabem usufruir. 

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/02/2017
Reeditado em 27/07/2018
Código do texto: T5925247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.