EM BUSCA DE SENTIDO

Há simples gestos/demonstrações e grandes acontecimentos, mesmo que aconteçam uma única vez, que são capazes de fazer uma grande diferença em nossas vidas; nos dão uma oportunidade de sairmos por um instante da rotina do dia a dia ou - o que dá no mesmo, pelo seu grau de repetição subjacente, - da mesmice das conversações sem sentido e jogadas no vazio, e assim continuarmos sonhando que os gestos impregnados de franqueza e de carinho, mais os acontecimentos repletos de bençãos, retornarão com maior frequência assim que os instantes tempestuosos de sofrimento forem dissipados. Uma alvorada da esperança, porquanto acreditamos num desígnio milagroso, faz com que nos mantemos sempre motivados para continuarmos firmes e perseverantes num trajeto cansativo e pedregoso...

Sentir, com riqueza de espírito, a presença de alguém que nos conforta apenas com sua fala ou com seus gestos singelos e serenos, é ter sensibilidade na alma para perceber aspectos aparentemente imperceptíveis e negligenciados, mas que fazem tanta diferença na hora de escolhermos trilhar certos caminhos ou então longas estradas de espera!

As tarefas rotineiras de todos os dias, muitas delas alienantes contra uma busca preciosa de significados para a nossa existência, são capazes de nos desviar cada vez mais de nossa relação com o sagrado (ou melhor, de nossa relação com Deus e com os seus propósitos para as nossas vidas) e também de tudo o que nos dá a oportunidade de sentir com intensidade pulsante a reverberação da graça que norteia o nosso ser.,Mas quando temos essa chance de escaparmos desse círculo vicioso cansativo e doentio, nos alegramos pelos instantes abençoados que tivemos; voltamos, dorovante, a festejar um momento que nunca morrerá enquanto tivermos uma memória que procura armazenar e, sobretudo, cultivar, o valor ontológico de um passado festivo rico de sorrisos e atitudes singelas, pois são os seus ecos que fazem grande diferença para restabelecermos nossa saúde psíquica...Afinal, tais acontecimentos evocados pela memória germinam uma doce esperança de que possa haver um porvir ainda melhor do que tudo o que vivemos; assim, é possível seguirmos em frente com essa bagagem e com isso construímos um projeto novo e que seja favorável à constituição e o fortalecimento de nosso ser.

O horizonte de nossa vitória contra a decaída de nosso ser nas trevas da infelicidade e da desesperança, sempre parece distante e inalcançável quando vivenciamos as armadilhas de uma sociedade empobrecida de valores espirituais e éticos, mas o mistério da vida é que para os bons de alma sempre há alternativas e caminhos que irão levá-los a acreditar na possibilidade de uma aventura, onde o amor, a verdade, a solidariedade e a bondade servem como guias, especialmente nos momentos em que são auxiliados a continuar segurando uma chama que nunca se apaga, a chama de uma confiança profunda naquele que pode nos consolar.

Portanto, é por intermédio da chama perseverante da fé, uma fé depositada num desígnio maior, que conseguimos, através de muitos esforços, nos orientar em meio aos escombros e ruínas dos falsos moralismos; ela nos dá direção para atingirmos o porto seguro que sempre almejamos, mormente nos dias em que permitimos que os sonhos de uma vida resplandeçam em nosso ser. De fato, é a fé depositada no absoluto amor divino quem pode nos aquecer do frio que, em algum instante da vida, impregnou nossa alma; num momento em que não queremos outra coisa senão habitarmos numa morada que esteja fortalecida e aquecida pela verdade que nela habita.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 31/01/2017
Reeditado em 07/05/2017
Código do texto: T5898877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.