O TRIUNFO DO VERDADEIRO AMOR

As aspirações, as vontades e os projetos de cada ser humano, até mesmo aqueles que são bons para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua constituição psíquica, muitas vezes são frustradas pela sociedade em que vivemos, gerando muitas vezes o sabor amargo da decepção... e uma grande overdose de desilusões sem precedentes...

Pois não há nada mais prejudicial para o ser humano viver em sociedade, do que a competição que é estimulada em todos setores da mesma, onde até mesmo a educação está alicerçada numa ideologia miserável e desumana; onde até mesmo os ensinamentos são criados para encobrir o que faz bem para o nosso ser mais singelo. Não só deixam de preparar os jovens para terem responsabilidade e senso crítico, como também preferem não formar pessoas com consciência da própria condição e da situação em que vivem.

Muitas pessoas, principalmente os mais jovens e os grandes deserdados da sorte, à margem do progresso fomentado pela civilização, vivem abandonados e distantes de qualquer perspectiva; como consequência dessa negligência, surge na vida de tais pessoas uma revolta que implode no íntimo e um ressentimento que irradia para todas as direções; afinal, tais manifestações, servem como saídas desesperadas como forma de exteriorizarem tamanho descontentamento contra todos os condicionamentos e tantas obrigações desprovidas de sentido realizador.

A liberdade individual de algumas pessoas, a liberdade das mesmas em manterem a sua integridade, principalmente aquelas que buscam com sinceridade de coração a verdade, muitas vezes entra em conflito com as imposições e as necessidades urgentes que a sociedade cria, muitas delas favoráveis apenas para aqueles que estão no topo da pirâmide social.

Mesmo assim, não se deixar enganar por valores sucateados e pelos discursos que deterioram as relações humanas, permanece sendo válido para quem busca ser autêntico. E ainda para aquela pessoa que almeja ser responsável por tudo o que pensa, faz e pratica. É assim que nasce grandes exemplos de solicitude, amor, sabedoria e caridade! São sempre nocivos para a vida social de muitas esferas, pois fere a ignorância dos soberbos e a arrogãncia de inúmeros intelectuais, onde o conhecimento destes serve apenas para fomentar a criação de novos imperativos sociais, ao invés de contribuir para a emancipação dos indivíduos.

Por isso, a meu ver, é que a sociedade não investe em educação: ela quer apenas criar mecanismos de controle em massa e aumentar a vigilância sobre a população, do que dar condições mais dignas para todos viverem em harmonia e gozarem de uma condição financeira mais favorável para viverem. Parece que, ao olhamos por essa perspectiva, não vemos mais solução para a felicidade e liberdade humana, tamanha é a desolação que permeia a vida dos seres humanos em nossa civilização!

Mas quem mais poderá buscar a libertação, a felicidade e a autorrealização senão esse mesmo ser humano inconformado com a impossibilidade que a sociedade cria para todos os seus habitantes, sejam eles pobres ou ricos? Quem pode triunfar sobre sua condição, que ser humano pode vencer o naufrágio nas profundezas da ignorânca e no embrutecimento do espírito, senão aquele que se aventurou por outros caminhos mais condizentes para o enriquecimento progressivo do seu ser?

Todos nós sabemos que não somos autosuficientes; e por mais que digam, não temos a condição de fazermos milagres...Ao contrário, sempre haverá um limite, um muro que se levanta e se impõe para surgimento de novas possibilidades para o homem viver! Entretanto, para todos os que buscam a Deus, o mesmo que livrou os judeus da escravidão no Egito e o mesmo que fez de Davi um grande rei, há a presença de uma certeza íntima de vida eterna (mesmo que esteja imerso num mundo de incertezas) e a garantia de um amor infindável que reina na vida daqueles que não são adoradores dessa sociedade.

A sociedade, com todas as suas ilusões e os mais variados divertimentos, para os indivíduos esquecerem ainda mais de si mesmos, sempre irá se impor contra o verdadeiro amor que habita no íntimo de todos os que amam a Jesus Cristo, pois este manancial, sem dúvida, anularia todo o condicionamento e todos as formas de controle existentes se todos os homens dessem abertura a essa dádiva eterna, consequentemente impossibilitando a competição desenfreada entre os homens e todos os demais elementos que dão a tonalidade a dinâmica social de nosso tempo.

Portanto, é o verdadeiro amor, o único que nos resgata e acolhe, quem nos faz triunfar sobre essa estrutura social atroz e doentia...é o único que é capaz de originar a vida; e enquanto estivermos guarnecidos por essa fortaleza, seremos verdadeiramente humanos, mas acima de tudo, teremos grande senso de responsabilidade e corajosa autenticidade diante dos imperativos e do que está estabelecido pela sociedade (Ela que é repleta de tamanha complexidade e incoerência normatizada!).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 19/01/2017
Reeditado em 19/01/2017
Código do texto: T5886239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.