O CAMINHO DE UM SABER AUTÊNTICO PARA O HOMEM

A sociologia, a literatura e a filosofia, quando buscam fomentar um verdadeiro conhecimento sobre nossa situação no mundo, ou quando nos ensinam a pensar seriamente sobre a sociedade em que estamos inseridos, sempre irão incomodar aquelas pessoas que estão a serviço de uma elite ou de um sistema desumano. Pois não querem que seus segredos mais sombrios sejam trazidos e revelados, daí toda tentativa, frustrada em todos sentidos, em silenciar vozes de tantos seres humanos revoltosos e impetuosamente destemidos.

Sem dúvidas, é contra as pessoas desprovidas de qualquer escrúpulo e brutalmente cínicas, que o senso crítico dos grandes pensadores (aqueles que ainda não se afundaram na alienação e na prepotência) precisa urgentemente se impor,ou seja, arruinando preconceitos e desmascarando superstições enraizadas pela tradição. Com essa atitude, é possível orientar todos os cidadãos sobre as ilusões e as mentiras presentes em qualquer discurso retóricamente falacioso, principalmente aqueles que encobrem tantas prepotências e tantos preconceitos, discursos sob a aparência de um belo humanismo, mas que na realidade encobrem uma atitude embriagada pelo vício dos positivistas e dos iluministas. Pois, afinal, não foram eles, mediante uma nova tendência, que quiseram tirar do coração do homem a necessidade de viver sob a governo do amor de Deus e de seu filho glorioso?

A crítica social continua sendo imprescindível para prevenir que uma ideologia nociva se infiltre em nossa sociedade, uma ideologia que surge apenas para beneficiar os ideólogos que buscam germinar as sementes podres dos saberes repletos de arbitráriedade, totalitarismo e desumanidade.Mas quantos estarão dispostos em descobrir o que foi encoberto para o grande público? Quantos estarão dispostos em se tornarem livres do jugo de seus opressores, falsamente chamados de deuses ou ídolos? Quantos estarão dispostos em fazer corajosamente denuncias e reinvidicar, com tamanha grandeza de alma, seus direitos?

Só quem sabe sobre sua situação no mundo e também sobre sua condição, se dá conta de suas possibilidades e oportunidades de ser. E só quem sabe de suas possibilidades e oportunidades, consegue romper com as adversidades e as fatalidades que fecham os mais amplos horizontes. Pois o único saber dotado de validade na vida dos seres humanos, no sentido de ser significativo para estes, é aquele que desvela a condição do homem em seu mundo e as possibilidades que, sob uma perspectiva transcendental, religiosa e espiritual, o farão triunfar sobre as determinações econômicas, sociais e biológicas.

Por isso, nunca é demais se comprometer com a verdade que desmascara todas as organizações e instituições com suas fachadas de luz. Sim, a mesma verdade intrumentalizada para denunciar a ostentação de uma imagem que fazem de bons filantrópicos sociais. Se não bastasse, passam a falsa ideia de si mesmos como ''detentores da luz do conhecimento que é produzido socialmente''. Quando na verdade são estes quem tramam emudecer os semblantes dos que dizem a verdade, pois é na sinceridade dos corações destes, regozijantes com a luz de Deus em suas vidas, que a injustiça daqueles quer ilusóriamnete estabelecer seu reinado

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 19/01/2017
Reeditado em 19/01/2017
Código do texto: T5886211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.