O DESPERTAR DE UMA NAÇÃO SOFRIDA

É tão incrível a força hipnótica que os espetáculos de massa exercem na multidão, que a mídia e a sociedade se utilizam deles para moldar o comportamento de um povo sedento por diversões a qualquer custo. Podemos comparar esses eventos grandiosos ao espetáculo de ''pão e circo'' patrocinado nos tempos áureos do império Romano, sendo um meio encontrado pelos Cézares, muito sútil por sinal, de fazer com que o povo esquecesse de sua mísera situação, proporcionando diversões baratas; com isso, uma multidão de pessoas famintas por sangue, sem se importar com a reivindicação de seus direitos, se gratificava com lutas de gladiadores contra feras esfomeadas, a tal ponto que a normalidade da época era a insanidade coletiva sedenta por aplausos cada vez em que uma fera devorava um pobre guerreiro ávido de conquistas.Não podemos comparar esse espetáculo ao nosso futebol, que atrai milhões de pessoas cada vez que uma partida importante é transmitida?

O que salvou aquela época foi o cristianismo que se disseminou por todo o império. Pois os cristãos, fascinados pelo amor de Jesus pela humanidade, se recusavam a participar de tamanho descaso com a vida humana, preferiam por essa razão morrerem devorados por feras, Quando Nero havia os condenado ao martírio, ao invés de contemplarem tamanha carnificina espalhada pelo território, deixaram a justiça de Deus se fazer presente na história. Com o tempo o cristianismo foi se tornando uma nova ordem social e o império arcou com os prejuízos de uma dissolução progressiva, culminando com a invasão dos bárbaros por todos os lados e direções.

Voltando para os dias de hoje, uma pergunta não deve se calar: quem salvará a nossa nação, destruída pela indiferença e pelo descaso pelos direitos do povo? O futebol é uma paixão nacional que fascina a todos pela tradição que tem por aqui, mas esquecer de discutir sobre nossa situação de abandono cotidiano para falar só de futebol, principalmente quando um evento é acompanhado por toda nação, é não só lamentável, como também só demonstra o quanto o povo sucumbiu a uma falsa consciência, fazendo de conta que está tudo em ordem. Enquanto isso usurpam nossos direitos de forma descarada e, se não bastasse, com grande dose de cinismo através de esplêndidos discursos retóricos.

A impressão que se tem é que só somos patriotas quando o assunto é futebol, mas os outros aspectos, como educação e saúde, preferimos esquecer de nossa responsabilidade de cidadão que luta frenéticamente pelos seus direitos,na verdade é sobre a melhoria progressiva e constante dessas áreas que deveríamos torcer mais, fomentando nossa revolta sempre quando necessário.

O povo muitas vezes esquece do seu dever de cidadão, quando deveria exigir melhores condições ao revindicar seus direitos negligenciados pelos governantes, e tudo isso em prol de divertimentos baratos e alienantes que são criados para que esqueça da sua situação precária em que vive. A mídia, por conta disso, tira lucro transmitindo espetáculos que reúnem milhares de pessoas...

O resultado disso tudo é uma nação que ainda arca com os prejuízos da corrupção e da falta de investimento em quase todos os setores da sociedade, pois a falta de senso crítico é uma tendência que ainda persiste e toma conta de nosso país (embora esteja sendo amenizado aos poucos por uma maior conscientização e participação da população na causa política do pais, o que já um grande avanço em nossa educação!).

Apesar dessa situação vir de longa data, o povo parece ter despertado para os problemas que o nosso país enfrenta já há muito tempo, uma avalanche de protestos se espalha por todo o país, ninguém aguenta mais tanta indiferença para a miséria que assola todo o nosso território. Respondendo a pergunta feita acima, o único que poderá salvar a nossa nação contra a corrupção e o descaso com a vida humana, é o povo, ou seja, o mesmo que se recusa em participar obstinadamente desse espetáculo de ''pão e circo''( responsável por nos anestesiar de nossos direitos enquanto cidadãos).

Quem sabe a partir daí uma pequena luz possa se espalhar por todas as regiões, fazendo com que as pessoas, a cada dia que passa, saiam as ruas com um único objetivo: exigir melhores condições, a fim de se estabelecer definitivamente uma nova democracia, pois arcamos nesse momento com o prejuízo de viver numa que leva esse nome, muito de mal gosto por sinal, que passa por um logo processo de degradação.

O assalto aos bens proporcionados pela natureza, o descaso aos trabalhadores em prol do lucro desenfreado das grandes corporações, a manipulação da massa pela mídia que vende ilusões de todos os tipos, as fraudes de nossos políticos que propagam mentiras onde quer que estejam, enfim, são apenas alguns problemas que cansativamente enfrentamos, menciono apenas para citar algumas sujeiras que precisamos limpar, se quisermos estabelecer a justiça através do protesto espalhado por todo o Brasil afora!

Nesse futuro incerto que se anuncia, ante uma neblina espessa desencadeada pela revolta do povo, é possível termos esperança ainda, esperança de que um dia a democracia seja bem mais autêntica do que essa que se apresenta com dissimulação...A conscientização para a nossa realidade histórica e política é uma ferramenta importantíssima para a educação de um povo que já não suporta mais tanta mentira e fraude; que esta seja, portanto, um valor em si e não apenas um instrumento à serviço de uma classe!

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 18/01/2017
Reeditado em 04/03/2017
Código do texto: T5885217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.