MENINO DE ENGENHO, O MEU LIVRO PREDILETO

Foi na secretária do meu avô que eu li pela primeira vez o Menino de Engenho, do meu autêntico escritor José Lins do Rego. No Menino de Engenho eu encontrei algo relativo a minha vida de menino pobre e poeta. Foi o livro mais fantástico que eu li no meu início literário porque naquele livrinho havia muita verdade e sobretudo arte pura. José Lins do Rego não escrevia sem inspiração e por isso o leitor fica fascinado com a leitura deste compêndio que mostra a falência dos engenhos paraibanos, e a vida dos meninos pobres como eu e muitos outros. Menino de Engenho ficou para sempre na minha retentiva de poeta popular e autodidata. Nunca deixei de ler o famoso romance Menino de Engenho porque faz com que a gente pense diferente num Brasil moderno e honesto. O romance Menino de Engenho deixa o leitor apaixonado pela leitura fascinante e uma escrita realística. Aquele livrinho de capa amarela com o nome José Olímpio Editora, casa que divulgou a obra do grande escritor paraibano. A tia Marica tinha um ciúme enorme deste livro sincero que me fez chorar muitas vezes e pensar na vida de menino pobre. A leitura de Menino de Engenho mudou a minha infância libérrima e me obrigou a pensar no futuro e caminhar com os pés no chão sem precisar da ajuda de ninguém. Entre os livros que li durante toda minha vida artística, nenhum outro fez tanto bem a mim como este Menino de Engenho que marcou para sempre a nossa época em todo o nosso país. No capítulo décimo, está a passagem de Antônio Silvino na fazenda do Coronel José Paulino do Santa Rosa, como narrou o autêntico beletrista brasileiro. Li muitos autores brasileiros, porém José Lins ainda é o meu ídolo. Como ele eu fui criado também em casa de avô e aprendi com meus parentes muita coisa que li no Menino de Engenho, romance sem igual no gênero. A história da tia Maria, a valentia da tia Sinhazinha, o carreiro Targino e outros personagens, deixam o leitor estarrecido e fanático pela descrição sublime. José Lins do Rego foi o maior contador de história de todos os tempos. Quem ler José Lins como eu li, ficará bastante apaixonado pela escrita literária deste gênio do romance nordestino e brasileiro. O meu primeiro contato com o grande escritor José Lins foi através da secretária do meu avô Agostinho José de Santiago Neto. A secretária do meu avô tinha duas gavetas superlotadas de bons livros, no entanto, Menino de Engenho era de minha preferência.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 22/12/2016
Código do texto: T5860264
Classificação de conteúdo: seguro