Desminto. Desmito: ¨a ignorância é o pior dos males¨

É quase isso. Esse bateu na trave...

Ignorância denota falta de educação em todos os sentidos. Já estamos mais do que cientes de que, pais precisam educar melhor seus filhos e que as escolas, precisam aprimorar o ensino, permitindo o desenvolvimento de cérebros, de boas cabecinhas. Assim por um lado, teremos filhos respeitosos e amorosos, e por outro, cidadãos respeitáveis, capazes, criativos, produtivos e com sorte também, seres-humanos engajados em construir um sistema sustentável em todos os sentidos possíveis.

Acredito que ninguém discorde deste ponto de vista. Mas o que dizer da afirmativa neste ditado? Será mesmo a ignorância o pior dos males? Penso que não, bateu mesmo na trave... No meu rank, a ignorância viria talvez em segundo. A vaidade, essa sim é um mal que trás em si um veneno que contamina...

Com relação à ignorâncias, ainda podemos observar, que o ditado contrapõe até Cristo em: ¨Bem aventurados os pobres de espírito, porque estes herdarão o reino do céu¨.

Mas e a vaidade?!.. Essa que extrapola o cuidado de se estar limpinho, apresentável e com um belo sorriso...

Essa que nos compele a acreditar que somos, ou precisamos ser melhores do que o outro. Mais bonitos, mais ricos, mais inteligentes e principalmente mais poderosos... Porque não é isso o que todo vaidoso procura e quer no fim das contas?...¨o poder¨... Não é essa a ferramenta preferida para o senhor do mal nos colocar à prova? Tantos já não se venderam por pura vaidade? E esses perigosos vaidosos, falando manso em pele de cordeiro?...

Não! Não mesmo! A ignorância não é o pior dos males, a vaidade sim. Se alguém ainda quiser pensar assim, tente imaginar um ignorante vaidoso!... Uma bomba!...

A pessoa persistiria em se manter como uma néscia na inércia de não se aprimorar no conhecimento científico e humano. Convenceria com carisma a outros de que existe charme ou até grandeza em se manter na ignorância. Seria aclamado como líder e firmaria empreitada de produção de mais ignorâncias... Distribuiria brindes sociais, migalhas, que garantiriam esse estado de coisas... O ignorante vaidoso sedento de poder e agora empossado de corpo e alma, ou melhor dizendo: de corpo já sem alma...

Vaidade, meus amigos, vaidade. Tenhamos, cada um, o cuidado no controle de nossa vaidade.

E muita atenção! Porque ironicamente, quando buscamos fugir da ignorância através do conhecimento adquirido, sempre corremos o risco de por pura vaidade também, acabarmos vestidos em uma túnica afetada e pretensiosa, ornada de cores falsas que irão se desbotar.

Então ignorância à parte, adentrando pelo furo no próprio ditado, mergulhando fundo, encontramos em verdade o real e pior mal de todos:

é essa tal de vaidade!

,

Cassio Poeta Veloz
Enviado por Cassio Poeta Veloz em 09/11/2016
Reeditado em 14/09/2023
Código do texto: T5818526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.