O BELO E O SUBLIME NA ALMA

O que há de mais belo e de sublime no interior de uma pessoa, certamente se refletirá no seu exterior. Tal como os efeitos de um prisma, tais conteúdos internos não deixarão de se revelar nas suas feições, nas suas atitudes e no seu comportamento. O mesmo vale para uma pessoa guiada pela perversidade, pela malícia e pela maldade, no qual deixa transparecer para os mais perspicazes uma aura grotesca e monstruosa.

De fato, os pequenos gestos; os olhares com ar de mistério ou então aqueles que revelam futilidade; os semblantes repletos de ternura ou aqueles que denotam agressividade; as sutilezas singulares na comunicação oral; sem falar das atitudes peculiares (sejam as que mostram presunção, sejam as que propagam benevolência e humildade), dizem muita coisa a respeito do ser de uma pessoa; são elementos capazes de revelar as alturas ou os abismos; as deformidades ou as preciosidades presentes na vida espiritual que integra a própria existência de um ser humano (com seu modo peculiar de ser e de viver).

Há algo de mais encantador numa pessoa do que o estado de graça irradiado do mais profundo de sua alma? Quantos são, nos dias de hoje, aqueles que buscam viver em santidade, a fim de ornamentar seu ser de leveza e de uma luz capaz de ofuscar os homens mais soberbos, presunçosos e cheios de si? Sem dúvida, muitos valores também se perderam do pensamento e do coração de muitas pessoas juntamente com o respeito pelo próximo demonstrado no cotidiano.Todavia, viver em harmonia interior, num sublime estado de graça; e emanar sabedoria, amor e esperança, continuam sendo o triunfo dos homens que confiam em Deus e em seu filho amado Jesus Cristo.

Francamente, tamanha glória e conquista na vida de uma pessoa não deixam de ser o resultado de uma sábia decisão em manter uma vida de humildade, de reverência e de retidão, cuja aspiração foi direcionada para a busca do suprassentido da vida (que surgiu através de uma imensa fé no redentor da humanidade).

No que diz respeito a vida de quem busca sentido nas coisas temporais e transitórias, corre o perigo de viver constantemente ameaçada pela miséria, pelo desespero, pelo vazio e pela miséria espiritual; porém aqueles que se alimentam do que é eterno, do que é imutável e do que é perene, sem dúvida encontrarão o verdadeiro sentido da vida enquanto edificam sua alma na rocha firme e inabalável do Evangelho de Cristo (não é tal rocha quem nos mantém insistentemente perseverantes na jornada de nossa existência? O que é a rocha senão o símbolo do verdadeiro fundamento da vida e também do firme alicerce sobre o qual nos mantém de cabeça erguida e exultante?).

Um ser humano sobre cujo amparo espiritual o torna indestrutível e perseverante; e que tem na alma a luz resplandecente do amor e da caridade, vive em plenitude no mais profundo do seu ser, ainda que passando pela maior das provações, porquanto está repleto de um bem que não se compra e tampouco se vende, a saber, o da virtude da graça santificante.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 04/11/2016
Código do texto: T5812616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.