sonhos, pensamentos, realizações e livre arbítrio: a plasticidade perene nas coisas.

antes de ir de encontro aos meus compromissos de hoje, me veio a mente escrever sobre sonhos e seu poder de concretização.

e agradeço à DEUS por nos possibilitar esta plasticidade que nos permeia que é a matéria prima básica para sua concretização, o mesmo vale para nossos pensamentos, que servem-se desta mesma matéria para plasmar aonde projetamos nossa mente e pensamento.

sonhos e pensamentos.

parando para fazer uma breve reflexão das minhas motivações e sonhos, estes sempre estiveram relacionados ao convívio com as pessoas e também ao direito de acesso, que mesmo muito criança sem saber ao certo o que seria, tinha isso em meu ser.

direito de acesso em todos os níveis seja de ordem material, física, psicológica, emocional, afetiva...

não sei se o termo correto a ser utilizado é direito de acesso, talvez de vivenciação.

lógico que nisto moderado pelos valores éticos, morais, preservacionistas, religiosos, entre outros todos que foram se constituindo no transcorrer de minha vida, com a ajuda e exemplo de tantos com que convivi, através de minhas próprias experiências, com algumas informações e teorias que vamos colecionando pela vida e na observação das demais coisas que rodeiam, e me rodearam, suas razões, motivações, histórias, etc.

mas voltando ao que quero tratar, sempre fui ligado à gente, pessoas, lugares, vidas.

assim como sempre fui ligado às formas de vidas e vivências.

desde pequenino, sempre fui de falar com todo mundo (apesar de minhas limitações, por questões de acesso mesmo, em virtude de tantas coisas, tais como afetivas, de baixa autoestima, timidez, medos de rejeição sobre mim, etc.

mas o sonho de ter pessoas com que dividir coisas e vivências, que me fossem presentes e houvesse reciprocidade sempre achei ser legítimo, plausível e de certa maneira o objetivo a de tantas coisas que nos movem viver esta vida.

então sempre alimentei este sonho que gritou mais fortes que todas as minhas dúvidas, temores e incertezas.

fui tomando ciência desde muito cedo, de ser uma pessoa completamente fora dos padrões que se esperava na convivência dos grupos e das pessoas.

da forma em que as regras sociais eram dadas.

apesar de tudo, sempre se manteve em mim a força de apesar das contrariedades agir com coerência aos meus sentimentos e desejos (procurando não ser egoísta) e usar da sinceridade e transparência, pois sempre considerei de direito do outro saber com quem está lidando e optar por aceitar ou não (ainda que fosse motivo de dor tal possibilidade e de passar por este crivo).

ainda assim, permeado pelo sentimento da verdade e do justo, sonhei que poderia ter elementos para criar fortes laços de amizade e afeto. apesar de querer ter todo o mundo como amigo.

leseira total...

mas seja como for, nunca desisti desse senho e da possibilidade de ter acesso às suas vidas e despertar um interesse mútuo. sempre acreditei no poder de trocar e compartilhar.

acrescentam-se valores e bons sentimentos e emoções e em outros momentos divide-se o fardo e diluem-se mais as dores e sofrimentos.

e hoje me dou conta, que a plasticidade se fez e moldou meus sonhos.

ao escrever cartas para meus amigos, ao entrar em contato seja por meio das redes sociais que me aproximou destas pessoas que me permitiram passar por seu crivo, pelos familiares que mantenho contato alguns com quase nenhuma frequência, mas que em dados momentos específicos fizeram-se do meu lado e me vêem com outros olhos, acolhedores.

à minha família direta e em especial à minha mãe, mesmo com características pessoas tão diferentes, ao irmos para cama e em todos os momentos não paramos de analisar e pensar um no outro e no que nossa convivência nos traz do olhar por outra lente, outro enfoque e como vamos constituindo nossa trajetória, que está dentro dos elementos que sempre signifiquei importante para o viver.

e ainda como a vida não pára, chegam novas pessoas, tão lindamente instigantes, que acabam sendo levadas por este meu carrossel e aumentam ainda mais as minhas significações e tornam o sonho cada vez mais concreto e inteiro, diante de tudo isto, sinto que os pensamentos e os sonhos se fazem realizáveis.

eles são realizáveis se acreditamos neles e se mantivermos a chama acesa, ainda que não saibamos como fazer e o que fazer para atingi-los.

mesmo porque dependem de muitos fatores. no meu caso, não poderia sair hipnotizando todo mundo ou coisa do gênero em favor às minhas necessidades e carências. e mesmo se assim o fizesse não estaria atendo o cerne das minhas motivações e necessidades, pois estaria rodeado de espectros...

a liga que faz com que este material plástico se molde e tome a forma é a intensidade com que alimentamos em nosso interior o objeto a ser projetado.

e da mesma maneira, hoje vejo por assimilação que todas as coisas que estão chegando ou acontecendo comigo, foram movidas por este processo. todas tiveram um ponto de partida no meu interior, nos meus desejos ou fixações à alguma coisa, ainda que não me desse conta (no caso das experiências negativas).

e que DEUS é generoso em ceder este elemento plástico de formação das realidades, o livre arbítrio consiste em que utilizaremos tal material, formando assim nossas realidades e realizações, que comporão nossas experiências de vida.

paulo jo santo

coisas da zilá

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 24/06/2016
Código do texto: T5677096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.