ódio.

em dois momentos do dia foi aludido sobre o ódio.

e no material de estudo de hoje, também vejo que a ordem social estabelecida leva ao individualismo, competitividade e alusões ao ódio ou seu próximo, visto como opositor.

tal pensamento se faz tão enraizado, que não damos conta de como somos contaminado por ele e como se institucionaliza por entre os entes sociais, em outras palavras, é insuflado à todos nós e o tempo todo.

devemos ter todas as nossas necessidades atendidas, o tempo todo e de qualquer forma.

a realização se expressa no que conseguimos representar, exteriorizar, neste mundo que privilegia o ter, o consumir, o alienar das coisas primordiais ao ser humano.

verdade quando é tocado sobre a alienação, esta nos remete a nos fecharmos a nós, nos abstrairmos de um processo maior.

para superar tal estado das coisas, se faz necessário o pensar coletivo, o esforço mútuo, o compartilhamento, que começa desde de idéias e pontos de vista, até a coalizão de sentimentos e anseios que primem pelo comum à necessidade individual, que às vezes nem representa a nossa real necessidade, foi dada à pensar nela, sugestionada, o que é muito fácil de absorver na própria alienação.

muitos diriam que para o ódio o remédio é o amor.

de certa maneira sim, pois o amor abarca o querer ao outro, e dentro desta perspectiva, o amor também engloba pedir auxílio ao outro, quando não conseguimos ver atendida nossas reivindicações da alma.

amar é permitir que o outro estenda a sua mão para o acalanto, para a apaziguação dos conflitos internos, dando o tempo necessário para a reestruturação e com isto a eliminação do impulso de ódio, que cega instantaneamente os sentidos, às resoluções mais assertivas a serem tomadas.

realmente o ódio é impulsivo, mas simplesmente represá-lo não é sinônimo de contê-lo.

a melhor forma de se vencer o ódio, é dar tempo para que os sentimentos impulsivos e básicos se assentem e neste período buscar o auxílio no amor das pessoas que estão dispostas a dividir e compartilhar um pouco delas para se estabelecer o equilíbrio emocional, mental, psicológico e de tantas mais ordens que por ventura possam ter levado em desalinho.

gente, este é um primeiro ensaio sobre este tema depois de tantas coisas que passaram por minha mente, e após tantas leituras.

mas quem quiser comentar o faça, pois é uma reflexão que faço como um esvaziamento de tanto pensar direta e indiretamente sobre este sentimento.

paulo jo santo

zilá

esta abordagem é meia embrionária, então peço que me perdoem se houver argumentos simplistas.

me veio aos poucos tais idéias e ainda vou me debruçar sobre elas em outros momentos.

(em meus textos não faço verificação gramatical ou ortográfica, portando me perdoem os muitos deslizes, mesmo porque tenho muito à aprender da nossa língua mãe)

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 21/06/2016
Código do texto: T5674342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.