Sobre nossas vidas e o mundo em que vivemos (da forma que escolhemos nos estabelecer por aqui).

"O mundo institucional é a atividade humana objetivada, e isso em cada instituição particular. Noutras palavras, apesar da objetividade que marca o mundo social na experiência humana ele não adquire por isso um status ontológico à parte da atividade humana que o introduziu.

O paradoxo que consiste no fato do homem ser capaz de produzir um mundo que em seguida experimenta como algo diferente de um produto humano.. é importante acentuar que a relação entre o homem, o produtor e o mundo social produto dele é e permanece sendo uma relação dialética, isto é, o homem (evidentemente não o homem só mas em coletividade) e seu mundo social atua, reciprocamente um sobre o outro.

O produto reage sobre o produtor...

...A sociedade é um produto essencial do mundo social. A sociedade é um produto humano. A sociedade é uma realidade objetiva. O homem é um produto social. Torna-se desde já evidente que qualquer análise do mundo social que deixe de lado algum destes três elementos (a exteriorização, a objetivação e a interiorização) será uma análise distorcida. Pode-se acrescentar além disso que somente a transmissão a uma geração (isto é, a interiorização efetuada na socialização), a dialética social fundamental aparece em sua totalidade. Repetindo somente com o aparecimento de uma nova geração é possível falar-se propriamente de um mundo social."

Colhido do livro: A construção social da realidade - Tratado da sociologia do conhecimento - autores: Peter L. Berger & Thomas Luckmann - Editora Vozes.

Tal reflexão nos remete ao pensamento que a forma em que os seres humanos interagem socialmente e em que bases se dão tais relações são suas próprias criações, que são diferentes pois são influenciadas por seu contexto, culturas, historicidades, etc.

Mas o importante que estas regras estabelecidas institucionalmente, são sua criação, através da sua análise sobre si mesmo e o meio em que se encontra. E mais, a replicação se dá através da transmissão de valores e conhecimentos necessários ao desenvolvimento das novas gerações que chegam.

Portanto, o que vivemos socialmente é reflexo de nossa própria reflexão e criação de condutas institucionalizadas de como devemos agir e ser na vida social.

A sociedade é uma criação humana, diante da necessidade do convívio em grupo que é inerente a nossa espécie e não possamos fugir disto.

Mas a forma como vivenciamos em sociedade não é dada e sim construída, portanto o que está estabelecido não é dado como uma ordem natural das coisas, assim como as funções biológicas e mesmas naturais estão dadas.

O mundo social é a interação do homem através da capacidade da sua capacidade cognitiva (de apreender as coisas) e de seu raciocínio (lógica), de forma empírica (acúmulo de informações, constatações e aprendizagens. E se faz através da dialética (sua capacidade de transmitir tais conhecimentos), formas comuns de interagir buscando harmonização no convívio social.

Mas a sociedade não tem regras fechadas, pois são criações humanas na tentativa de aprimorar sua vida e mesmo sobrevivência.

Chega a hora de ter esta transparência, para que se possa ser rediscutidos os valores a nortear os interesses comuns dos seres humanos e mais do que isso, os seus reais interesses e contribuições ao todo, com suas particularidades e diversidades.

Nós somos o que compreendemos e apreendemos dentro de um processo psicológico que abrange nossas aprendizagens, cognições, emoções e racionalidades.

E todas as apreensões e particularidades devem ser levadas em conta para a formatação de uma nova ordem social igualitária, onde a análise de cada particularidade deve ser feita, de forma a englobar num contexto coletivo o máximo de expressões que ressignificam o viver em grupo humano, neste planeta onde habitamos coletivamente: a Terra.

Quiçá pudesse englobar toda forma de institucionalização da vida humana, nesta análise de reestruturação, mas que pés se tem para tal empreitada?

Coisas da Zilá

Paulo Jo Santo

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 19/06/2016
Código do texto: T5671696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.