sinceridade e honestidade.

sinceridade e honestidade.

acordei às quatro e tantas, despertei.

na mente estava viva essas palavras e como as vejo em meu entendimento.

e algo dentro de mim pede para dividir esta reflexão,

bom ambas ao meu ver são alimentadas por nossa elaboração dos sentimentos e emoções.

ambas estão relacionadas à ordem prática, a uma característica do nosso agir e interagir.

mas cada uma tem características bem específicas e são movidas por estímulos próprios, apesar que andem aproximadas na maioria das vezes.

a sinceridade é relacionada a verdade, é impulsionada pelos sentimentos e emoções que se sente, quanto mais correspondemos à estes elementos estamos mais imersos na sinceridade.

já a honestidade é relacionada à transparência destes atos, parece como um dos instrumentos da verdade, da própria sinceridade, da ética, meio que estas perfazem a honestidade e a alimentam.

mas é preciso entender que como são alimentadas por atos ambas, por práticas, e nossas formas de fazer as coisas tem no mínimo uma polaridade, estas podem ser honesta e sinceramente positivas ou negativas,

ao contrário do que se pensa, podemos agir sinceramente ou honestamente de forma positiva ou negativa.

pois deixamos a sinceridade e honestidade é vinculada ao meu ver como correspondemos aos sentimentos que nutrimos e permitimos que os outros possas identificá-los mais imediatamente possível.

isto possibilita ao outro saber exatamente como conviver e lidar com isto, dá a possibilidade de escolha e interação com tais coisas que conseguir.

daí há quem ache tal reflexão maniqueísta, ou simplista, pois temos o tempo todo em nós essa polaridade, em que passamos a vida aprendendo a lidar com ela. ou haja quem pense que ela de fato nem exista.

para isto me vem uma outra reflexão. o que determina para qual forma pendemos a agir são nossas tendências.

a tendência é o mapa, o roteiro que indica a nossa característica individual.

a tendência é a seta que nos atrai para as coisas que nos compõe.

a tendência é que nos instrumentaliza e nos preenche com referenciais que acabarão a nos nortear nossas ações.

e estas mesmas tendências que nos atraem a agir com maior frequência nesta ou naquela polaridade.

quanto mais fortes, claras e definidas forem as coisas que nos atraem, mais teremos em mente nossas tendências e por elas caminharemos, com isto e em consequência através delas e/ou por elas acabamos agindo.

e consequentemente o agir traz consigo efeito das emoções e sentimentos, o que nos tornam possivelmente mais honestos e sinceros em nossas atitudes, seja parabém ou ao inverso.

agora o perigo maior não são as extremidades, os opostos, a dualidade, pois no contrário extremo, há um respeito de espaços.

o perigo se encontra no intermediário, no difuso, no meio, no não claro e definido (que precisa de muita força de caráter para não ser tentado a ficar).

pois ficando mornos, não nos comprometemos com a ética e podemos utilizar de quaisquer recursos que nos impulsiona o momento.

a falta de compromisso em assumir os sentimentos e emoções que possuem, além de se tornar um fantasma pessoal, ocasiona agir de forma nebulosa, pela vida, ocasionando muitas confusões. propiciando muitos conflitos em sua falta de clareza,

talvez suscitando e disseminando a falta de honestidade e sinceridade, como consequência de não conseguir lidar ou identificar a verdade que se apresenta para si.

não sei ao certo.

ainda pior quando se escolhe tal posicionamento como um recurso, uma forma pensada de interagir e de se esconder as reais intenções que possui, esconde-se seus reais sentimentos e emoções para ter um trunfo sobre as circunstâncias que vivencia. como hum jogo de cartas, guarda na manga o que possui, no que acredita se favorecer na obscuridade.

aí ao meu ver está de fato a ausência da sinceridade e honestidade.

metamorfoseando e "camaleoando" a cada instante, segue dissimulando, fornecendo elementos de si muitas vezes infundados e inverídicos, esperando estar sempre ensaboado e deslizante.

acreditando nunca ser pego de surpresa ou nunca ser seguro, protegidos em suas atitudes evasivas, premeditadas e dissimuladas.

a procura por nunca se colocar pois na completo que conseguiria, o truncado e tantos recursos, podem ser próprios nesta posição intermediária. o que conscientemente aplicado ainda torna mais perigoso;

tal pensamento me faz elaborar ramificações mais profundas, que poderei reconsiderá-las em outros momentos,

esses instrumentos da verdade, seja a honestidade, como a sinceridade, requer muito de nós para ser posto em prática.

requer muita estrutura emocional e mental, para tal exposição, seja em que polaridade for utilizada.

beijos.

coisas da zilá

paulo jo santo

zilá

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 05/06/2016
Código do texto: T5657682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.