Um mímico numa pequena squet - Paz

Peça Teatral – Mímica e Dramatização

EDMILSON ROQUE DE OLIVEIRA - 2013

Maringá, 11 de novembro de 2013.

Entrada pelo corredor lateral, deslocamento com uma mala de rodinhas e um tripé de pintura, deslocando até a rampa do palco, parada instantânea. Constata-se uma parede de vidro.

Momentaneamente, encoste o tripé de pé na parede lateral do palco como se tivesse essa grande parede de vidro, nesta parede constata-se a existência de um porta. Realizando os gestos de destrancar a porta, abrindo-a, suavemente entre e puxe a mala para dentro, volte-se para pegar o tripé, vire-se outra vez para a suposta porta de vidro, movendo para fechá-la, realizar o movimento de fechamento da porta.

Neste momento, encontra os objetos na mala, em meio ao palco arranja o tripé. E aos poucos vá tirando os objetos da mala e os colocando junto a si.

Virando-se de costas para a porta, pega os três objetos (quadro, pote de tinta e pincel), agora desloca-se pelo espaço do palco, colocando suavemente um a um, os encosta na parede do fundo do palco, pega o tripé, arma-o.

À frente e ao lado esquerdo, colocando um quadro no tripé, em seguida retira da mala um esboço de uma tela imaginária de pintura e a sobrepõe ao quadro no tripé, volta-se para a mala e pega as tintas, volta-se para o tripé e realiza a pintura de um mundo melhor,

Enquadra no tripé um círculo, gira a mala para o público, como se retirasse outros pequenos frascos de tintas e o pincel para realizar a pintura no quadro.

Contornando-o em forma de círculo, desenhando o mundo neste círculo, se tirando o pó, com um pano, se posiciona em frente ao tripé, inicia a pintura de um mundo ainda melhor, mais colorido, mais humano, mais harmonioso e com mais esperança.

Ao mesmo tempo, expressa-se estar ouvindo uma sinfonia, reproduzindo o som da música, pinta-se um violino, e posiciona-se o instrumento para tocar, neste momento faz-se os sons do violino a música Primavera das quatro estações, depois deste momento, se volta para a pintura, fazem-se novos desenhos com ícones que representam o mal, utilizando um pano, que se transforma em livro, se posiciona enquanto estudante, esquadrinha as pinturas, mede e traça novos desenhos, esboça para o mundo com novos planos, retoma as pinturas, agora, utilizando mais cores de tintas para pintar as imagens neste mundo mais colorido e rico em diversidade. Se volta para a parede escreve bem grande, num quadro bem maior, retangular, escreve as palavras: Arte em Movimento. Apresenta para o público, como uma grande criação artística, recolhe todos os objetos, junta os pinceis, guarda na mala e puxa a porta de vidro, volta-se rapidamente, encontra uma outra tela, posiona-se e realiza a pintura da palavra PAZ, com expressão de grande satisfação e realização, apresenta a obra ao público, faz reverencia e se despede do público.

Ouve-se novamente uma música, interpretada ao violão ou o violino, agora não mais imaginários, os instrumentos são reais, canta-se a música, junta todos os materiais que utilizou para a pintura, coloca-os na mala, junta o tripé, finaliza a música guardando o instrumento em seu estojo, colocando-o junto às costas, agradece o público e sai finalizando a apresentação.