RELIGIÕES

RELIGIÕES

Quero render minhas homenagens a todas as religiões, indistintamente, que propiciam alimentar a fé das pessoas em geral. O culto tem uma gama de benefícios sociais, culturais, espirituais para as organizações religiosas e aos seus adeptos, com infeliz exploração financeira de algumas em detrimento de seus fieis. Em que pese o fanatismo de umas não podemos generaliza-las em favor daquelas mais evidentes conhecidas como fundamentalistas.

Lembrando que o fanatismo tem origem no fanum, isto é, no templo, numa crença e o seu antônimo é a tolerância, principio religioso de práticas e atitudes, de união isto é de comunhão de ideias e praticas.

As religiões tem que ser seculares, pro mundo profano, fora do templo. Pessoal, intima particular. Ela é espontânea, de dentro pra fora, sem imposição, ecumênicas.

Os irreligiosos são aqueles desligados de uma fé, isto é, de uma crença. Esses precisam ser religados a um credo, ser religiosos. A religião não pode ser um mal necessário, porque o mal é contrario ao bem que é a religião. A todo mal tem seu revés que é o bem, cujo bem é a religião, portanto a religião não é um mal nem um bem, ela é somente necessária; um meio pelo qual alguém se socorre para atender sua crença de um Ser Superior nominada em cada religião de uma entidade diferente.

A crença num ente é uma graça concebida involuntariamente e incongruente a sua vontade, ela tem que ser doada como talento uma descoberta um dom do Espirito Santo, da Alma, da pessoa, da genética, da herança genética.

Não é à-toa que as religiões são boas e necessárias, pois graças a elas, o ser cognocente se reconhece aceita ou questiona sua história, procura a solução da sua ansiedade nega sua ignorância e bem diz a sua virtude.

O homem, desde o pré-histórico até o evoluído sempre acreditou num ser superior, ainda que representado pelo Sol a Lua as estrelas e suas constelações, pois deles sentia uma influencia e uma atração que justificava a sua crença. Graças a esta inquietação mental lhe foi possível perseguir suas duvidas e clarear suas convicções a ponto de sair da caverna e explorar a natureza. É nela que ele encontra a resposta material para a luta da sobrevivência através da caça e da pesca para a sua sobrevivência. Satisfazendo suas necessidades materiais ele procura as sobrenaturais através da religião primitiva e depois da religião intelectual ou Espiritual.

Não podemos defender uma religião em detrimento doutra, porque todas elas se complementam, no mesmo princípio e carecem da mesma fé. Não é justo fazer proselitismo de qualquer uma para não cair no fundamentalismo, que é abominável e irracional. Todas elas são meios para se alcançar o mesmo fim. Daí a minha admiração e a minha homenagem indistintamente, as religiões que propiciam ao ser humano uma crença num Ser Superior.

São Paulo, 3 de Fevereiro de 2016.

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 04/02/2016
Código do texto: T5532874
Classificação de conteúdo: seguro