Aforismos Cotidianos & "Filosóficos"

> O aluno de filosofia que não lê (a maioria) comporta-se em sala de aula e em sua vida privada como um sectário religioso. O professor que sobe à plataforma se torna um sacerdote e a palavra que profere é uma mensagem inerrante, pois divina.

> Aqueles que criticam beatos e crentes sectários pensando assim serem cristãos seculares, dirigidos pela razão, não sabem que esse modo de vida só foi possível em épocas passadas, tempos anteriores ao iluminismo. Ser um cristão secular em nossos dias é ser sectário de uma ideologia e ser dirigido pela razão de mestres e gurus designados pela necessidade mais latente que possuem, a saber: a razão.

> Conversando ontem com um jovem estudante de filosofia na Pça XV, percebi que o ensino superior público nas humanidades (no caso do jovem, a UFF) mantém a mesma pedagogia, uma pedagogia fundamentalista que apresenta e doutrina seus alunos em ideologias mais convenientes aos seus gostos, sejam filosóficos, sejam políticos; e apresentam o contraditório sempre de forma depreciativa. A motivação à pesquisa só é fomentada no aprofundamento dos assuntos que reforçam essa ideologia conveniente, a bibliografia também segue essa ideologia. Enfim, não existe educação nas humanidades de escolas federais, mas a velha e inepta doutrinação ideológica marxista.

> Quem busca a ortodoxia é só um bobo, mas quem a encontra é um louco!

> Como existem diversidades nas religiões reveladas! Não conheço um cristão reformado ou católico que consiga expressar unanimemente sequer uma doutrina sem um ou outro apontar alguma diferença. Há uma revelação e uma infinidade de ideias. Há um monoteísmo teórico, mas um politeísmo na práxis. Talvez a única unanimidade, tanto teórica quanto prática, entre os cristãos é /que todos pecaram.

> A vida começa com uma explosão e um choro. /E termina com choros e silêncio. /No intervalo entre a explosão e o silêncio, entre o choro e os choros, se dá a existência de aflições diversas. /As alegrias aparecem com raridades, mas sempre trazem no fim certa dor. /Até mesmo a alegria tem lágrimas. /O sentido real, porém não verdadeiro, não está nas raras felicidades, mas nas cotidianas lágrimas. /Lágrimas que regam a terra que sustentará sua morte.

Contudo, tenha bom ânimo, Ele venceu.

> Nunca a "verdade" foi o que convenceu o homem, mas quem falava a "verdade". Um desconhecido pode falar uma verdade a alguém, mas essa verdade só será verdade quando esse alguém checar com quem ele acredita que pode aferir tal verdade. A verdade só é legitimada por aquelas pessoas que a massa outorgou o direito de serem seus guias.

> O mais difícil não é identificar o mau, mas os bons.

> Já passou da hora de se estudar com mais seriedade o fundamentalismo dos não-fundamentalistas.

> Jamais provaremos a revolta de Atlas (Ayn Rand), pois nossos Atlas foram para Miami e os que ficaram se alinharam com os companheiros.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 18/10/2015
Reeditado em 09/11/2015
Código do texto: T5418827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.